× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
Simulado Banco do Brasil S/A.
SIMULADO PARA O CONCURSO BANCO DO BRASIL 2015
Conhecimento bancários
Responsável: Prof. João Bosco – Licenciado pela UEFS
Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso)

1 (  ) Os CDB e RDB são alternativas de aplicação mais conservadoras que as cadernetas de poupança, pois o governo garante os depósitos, desde que o valor aplicado seja inferior a R$ 250 mil
2 (  ) O BNDES foi criado em 1952, na era Vargas, e se transformou em empresa pública federal a partir de 1971.
3 (  ) Ocorrem operações ativas nos bancos quando os clientes estão fazendo aplicações financeiras em poupanças e depósito a prazo, por exemplo.
4 (  ) A característica que difere o CDB do RDB é a possibilidade do CDB ser transferido a outros investidores por endosso nominativo.
5 (  ) O recolhimento compulsório determinado pelo BACEN pode incidir sobre as operações passivas de depósito à vista dos bancos.
6 (  ) O Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia são bancos federais de desenvolvimento, vinculados ao Ministério do Desenvolvimento indústria e comercio exterior.
7 (  ) A autorização para a instalação de bancos estrangeiros no Brasil depende previamente de autorização do Banco Central.
8 (  ) O BNDES é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, indústria e comércio exterior.
9 (  ) O Banco do Brasil S/A é uma empresa pública de capital aberto, com 50% de ações ON – Ordinárias Nominativas; e 50% de ações PN – Preferenciais Nominativas.
10 (  ) O Conselho Monetário Nacional regula e normatiza o Sistema Financeiro Nacional, sendo o Banco Central a entidade que executa, fiscaliza e normatiza a tramitação e meios de pagamentos.
11 (  ) Os cheques podem ser acatados pelos bancos, na câmara de compensação centralizada pela Caixa Econômica.
12 (  ) Bancos de investimentos são iguais aos bancos de desenvolvimento, pois ambos financiam o progresso da Nação.
13 (  ) As cooperativas de crédito não têm fins lucrativos ou depósitos compulsórios.
14 (  ) Endosso, no sistema financeiro nacional é uma assinatura que possibilita a transferência da propriedade de um título para outra pessoa.
15 (  ) O Comitê de políticas monetárias é quem define a meta da taxa básica da economia, conhecida como taxa Selic.
16 (  ) O analfabeto poderá ser titular de conta bancária, desde que apresente procurador, nomeado por meio de procuração pública, com poderes específicos para abrir e movimentar a conta em seu nome.
17 (  ) O cheque devolvido pela segunda vez possibilita que o banco encerre a conta do cliente, encaminhando a restrição para o CCF–Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos.
18 (  ) Numa conta conjunta de pessoa física solidária, o cheque pode ser assinado por qualquer pessoa da conta, independentemente da autorização de outras da conta.
19 (  ) A poupança é uma operação passiva, cujos juros mensais capitalizados incidem sobre o montante.
20 (  ) O banco não pode exigir comprovante de rendas no ato de abertura de conta corrente, pois o serviço não representa operação Ativa, e sim uma operação Passiva. Se solicitar e o cliente quiser entregar, não existe impedimento legal.
21 (  ) O Fundo de Renda Fixa é fiscalizado pelo Bacen, já o Fundo de Renda Variável é fiscalizado pela CVM.
22 (  ) Na dívida bruta do governo são incluídas também as operações compromissadas realizadas pelo Banco Central com títulos públicos.
23 (  ) Dealers são bancos ou corretoras por meio dos quais o Banco Central atua no mercado aberto. São instituições selecionadas segundo critério de volume de negócios e de qualidade na prestação de informações ao BC.
24 (  ) No câmbio pronto, a moeda estrangeira está sendo negociada no mercado à vista.
25 (  ) A meta da taxa de inflação do Brasil é definida pelo Conselho Monetário Nacional, com base no IPCA – Índice de preços ao consumidor-amplo.
26 (  ) Uma conta de cliente falecido pode ser movimentada.
27 (  ) No Crédito Direto ao Consumidor Direto – CDC-Direto, a operação é feita com uma instituição financeira, que assume o risco de não pagamento dos clientes de determinada loja.
28 (  ) As remessas de dinheiro para o exterior ou vindas do exterior só podem ser feitas até US$ 100 mil.
29 (  ) Nos leilões de moedas no mercado de câmbio, o lote mínimo do “go around” é de US$ 500 mil.
30 (  ) Na remessa financeira para outros países, o câmbio manual é a modalidade de pagamento utilizada.
31 (  ) Debênture é Título de crédito originário de um empréstimo contraído por uma empresa, cujos direitos do detentor do papel estão especificados no documento de emissão.
32 (  ) As três fases da lavagem de dinheiro começa pela colocação; depois ocorre a ocultação; e finalmente o bandido incorpora a compra ao patrimônio.
33 (  ) A autoregulação bancária tem por objetivo estimular à sadia concorrência entre os bancos, em relação aos serviços oferecidos às pessoas físicas.
34 (  ) A autorregulação bancária foi criada pelo Bacen, para fiscalizar o atendimento das instituições financeiras.
35 (  ) Nos mercados de títulos mobiliários e de câmbio, uma operação com clearing (compensação) oferece mais segurança aos investidores.
36 (  ) A hipoteca de uma aeronave é uma garantia real que os bancos podem exigir em financiamentos de longo prazo.
37 (  ) No penhor, como garantia de operações bancárias, são oferecidos bens imóveis.
38 (  ) Nas garantias como hipoteca, penhor e alienação fiduciária há tradição.
39 (  ) A extorsão, mediante sequestro, é considerada crime de lavagem de dinheiro.
40 (  ) Os cadastros dos clientes, com possibilidade de ter dissimulado a natureza e a origem de bens e direitos devem ser guardados pelas instituições financeiras por cinco anos.
41 (  ) A comunicação eficiente é um dos princípios da autorregulação bancária.
42 (  ) Dólar pronto é o que está pronto e pode ser negociado no mercado à vista, geralmente com liquidação em tempo real (D+0).
43 (  ) Emissão direta é realizada com títulos públicos diretamente aos mais diversos agentes econômicos nos termos da lei.
44 (  ) O fundo Garantidor de Crédito é uma proteção aos clientes, quando ocorre liquidação extrajudicial das instituições financeiras, possibilitando que recebem, por CPF ou CNPJ, R$ 250 mil em todo SFN.
45 (  ) Os fundos de renda fixa tem cobertura do FGC.
46 (  ) Os depósitos judiciais tem cobertura do FGC.
47 (  ) A dívida pública interna do Tesouro Nacional, constituída pelos títulos públicos de emissão do Tesouro Nacional é registrada no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), de forma eletrônica.
48 (  ) Conceder crédito de forma responsável e consciente é um princípio da autorregulação.
49 (  ) O administrador de uma instituição financeira deve dar conhecimento ao COAF – Conselho de controle de atividades financeiras até 24 horas depois de ocorrido situação que possam estar se caracterizando como lavagem de dinheiro.
50 (  ) O FGCoop é uma garantia de até R$ 250 mil para os associados das cooperativas singulares, quando ocorrer liquidação extrajudicial.
51 (  ) As cooperativas de crédito são instituições financeiras de capital aberto.
52 (  ) O debenturista em algum momento pode receber dividendos dos lucros da companhia.
53 (  ) As comodities podem representar produtos do comércio das exportações brasileiras.
54 (  ) O BNDES está autorizado pelo Bacen a operar no mercado de câmbio.
55 (  ) Os títulos de valores mobiliários negociados no mercado de balcão são, normalmente, de grandes empresas, para pagarem uma taxa menor de comissão.
56 (  ) Quem compra comodities também recebe parte do lucro das companhias.
57 (  ) Comercial paper é um título de renda fixa, normalmente com vencimento de longo prazo.
58 (  ) Só o Bacen tem autorização da CVM para fiscalizar ações na Bolsa de Valores.
59 (  ) A hipoteca só vai acabar quando o financiamento vinculado a ela for liquidado.
60 (  ) Na alienação fiduciária, normalmente o bem já era do credor.

GABARITO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
F V F V V F F V F V F F
13 14 15 16 17 18 19 20 21 22
V V V V V V V V V V

23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34
V F V V V F V F V V V F
35 36 37 38 39 40 41
V V F F V V V

42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53
F V V F F V V V V F V V
54 55 56 57 58 59 60
V F F F F F V

(Qualquer dúvida, por favor, pode enviar)
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 14/02/2015
Alterado em 13/06/2017
Comentários