Boscodonordeste

PARABAIANO - Paraibano criado na Bahia, colocando letras em movimento

Textos

Pensamentos nº 49 - Da série: Dom ou talento?
1. Algumas pessoas acham que têm talento e outras pensam que não tem.  Normalmente, em ambos os casos, elas estão erradas.
2. O dom é uma dádiva de Deus que já nasce com a pessoa, por isso não está à venda. O talento, quando comprado, não vale o preço pago, tem curta duração e péssima reputação.
3. Quem tem o dom de saber absorver os bons conselhos, fatalmente conseguirá aprimorar o talento.
4. Não confunda ter talento com “Terto lento”. O talento é tão perigoso que também pode ser utilizado para o mal por diversos meios artísticos e culturais.
5. Quem tem dom, aprende a desenvolver mais rápido o seu talento, mas mesmo sem o dom específico, o talento se desenvolve mais lento.
6. O dom é uma indústria de talentos, e o talento é um comércio de dons.
7. O dom ou talento é uma questão de sorte. Quem casou com a mulher errada, foi por falta de talento, falta de dom ou falta de sorte de quem?
8. O dom é uma virtude da inteligência, e o talento é uma inteligência da virtude.
9. O dom sem uso é um desperdício. O talento com mau uso é um precipício: Médico jogando bola; motorista de carros de corridas esquiando; advogado escalando o Himalaia; cantor surfista de praia, atriz paraquedista; MC fazendo saltos atléticos...
10. O dom já vem com o talento, por isso mais vale um cavalo burro do que um burro jumento.
11. O talento é uma qualidade de inteligência superior, que se adquire com o tempo, e pode florescer a qualquer época num peito onde tem a semente plantada.
12. O dom é um presente que vem no nascimento e será levado junto com a morte para a eternidade. Não se transfere o dom, mas podem-se despertar talentos.
13. A virtude do poder está na capacidade do dom se desenvolver com os talentos naturais, ou fracassar com os engodos artificiais.
14. Talento é uma pata de um gigante; e o dom é a tromba de um rinoceronte, que mesmo sabendo que não existem, ambos tem habilidade de um elefante. Tudo só tem algum sentido distante.
15. Quem tem talento não diz .... quem tem dom não sabe ..., mas ambos são humildes e vivem feliz.



Pé de página:
O tema dessas linhas foi sugerido pela escritora e amiga Deyse Felix.

Observações:
Talento: é uma brilhante e diferente inteligência, e grande capacidade de se destacar em determinadas atividades.
Dom: é uma dádiva, um poder, uma virtude, um presente, uma capacidade e uma habilidade especial que já vem de Deus ao nascer, para realizar determinada função.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 28/04/2015
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (boscodonordeste). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras