× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
SIMULADO - BANCO DO BRASIL (parte I) - Específicos
SIMULADO COM 15 QUESTÕES

1. O Código de Ética do Banco do Brasil prevê:
A) contratação de fornecedores a partir de um grupo selecionado com parcialidade.
B) estrita conformidade à Lei na proibição ao financiamento a partidos políticos.
C) troca, sem limites, de informações com a concorrência, na busca de negócios rentáveis.
D) relacionamento com o poder público, dependente das convicções ideológicas dos seus titulares.
E) responsabilidade aos parceiros pela avaliação de eventual impacto socioambiental nas realizações conjuntas.

2. O Banco do Brasil espera de seus colaboradores o atendimento a elevados padrões de ética, tais como:
A) intolerância com a diversidade do conjunto das pessoas que trabalham no conglomerado.
B) repúdio a condutas que possam caracterizar assédio de qualquer natureza.
C) aceitação de presentes oferecidos por clientes satisfeitos, sem restrição de valor.
D) associação a entidades representativas alinhadas ao pensamento da diretoria.
E) imposição dos princípios pessoais dos chefes aos membros da sua equipe.

3. Um cliente banco sem solução pode encaminhar reclamação à ouvidoria. Caracteriza uma ouvidoria:
A) É vedada à instituição financeira expressar em seu estatuto ou contrato social o compromisso de criar condições adequadas para o funcionamento da ouvidoria.
B) A ouvidoria tem a atribuição de receber as reclamações dos clientes e usuários de produtos e serviços do Banco, mas não a de lhes dar qualquer tratamento formal.
C) O Banco não tem a incumbência de garantir o acesso gratuito aos clientes e usuários de produtos e serviços ao atendimento da ouvidoria.
D) A ouvidoria deve informar aos reclamantes o prazo previsto para resposta final, o qual não pode ultrapassar quarenta dias corridos, contados da data da protocolização da ocorrência.
E) A ouvidoria deve desempenhar a função de canal de comunicação entre o banco, seus clientes e usuários de seus produtos e serviços.

4. Segundo a Resolução CMN no 3.849/2010, no tocante à instituição do componente organizacional de ouvidoria, o estatuto ou contrato social da Instituição Financeira deve conter, de forma expressa,
A) o nome do ouvidor, que deverá ser o do ouvidor da associação de classe, bolsa de valores ou bolsa de
mercadorias e de futuros, entidade ou empresa que constituir a ouvidoria.
B) o compromisso expresso da instituição no sentido de criar condições adequadas para o funcionamento da ouvidoria, bem como para que sua atuação seja pautada pela transparência, independência, imparcialidade e isenção.
C) o relatório semestral, na forma definida pelo Bacen, relativo à ouvidoria, se identificada ocorrência relevante.
D) as obrigações da instituição a fim de dificultar o acesso da ouvidoria às informações necessárias para a elaboração de resposta adequada às reclamações recebidas, prescindindo do apoio administrativo.
E) o relatório quantitativo e qualitativo acerca da atuação da ouvidoria, contendo as proposições quanto às medidas corretivas ou de aprimoramento de procedimentos e rotinas, em decorrência da análise das reclamações recebidas.

5. Assinale uma das opções que NÃO caracteriza um dos princípios que causa preocupação ao Banco do Brasil na sua Gestão da Sustentabilidade:
A) Atuar em consonância com Direitos fundamentais, fortalecendo a Responsabilidade Socioambiental.
B) Repelir todo preconceito e discriminação, atuando com transparência, ética e respeito ao meio ambiente, cidadania, e na inclusão de pessoas com deficiência.
C) Pautar ações com princípio de responsabilidade socioambiental, estimulando o desenvolvimento sustentável.
D) Enxergar clientes e potenciais clientes, como cidadãos, com boas práticas de governança corporativa.
E) Priorizar a valorização espiritual dos funcionários e colaboradores, elevando o seu potencial artístico.

6. Sobre a Gestão da Sustentabilidade, é uma ação dentro do contexto empresarial do Banco do Brasil:
A) Responsabilidade socioambiental é uma política apenas empresarial, sem exigir o princípio sustentável.
B) Deve envolver somente os funcionários e colaboradores, a fim de fazer um endomarketing produtivo.
C) Pautar ações de responsabilidade socioambiental estimula o desenvolvimento e o lucro do País.
D) O Banco está autorizado pelo Bacen a impingir obrigações aos fornecedores sobre a gestão sustentável.
E) Para que o século XXI tivesse a continuação das ações dentro do Plano de Sustentabilidade do século anterior, foi criada a Agenda 21, assumida também pelo Banco do Brasil.

7. O Sistema de Autoregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) dispõe que
A) as normas do seu código abrangem produtos destinados a pessoas jurídicas.
B) comunicação eficiente e respeito ao consumidor são princípios a serem observados.
C) sua administração é feita em conjunto com representantes dos clientes.
D) suas regras são revisadas semestralmente pelo Banco do Brasil.
E) suas regras conflitam com os princípios do Código de Defesa do Consumidor.
8. Um Bloco econômico regional da américa do sul que tem como meta a integração dos países e habitantes, melhorando o comércio, exportação e importação é o Mercosul, composto por:
A) Brasil, México, Bolívia e Peru.
B) Uruguai, Bolívia, Brasil e Venezuela.
C) Brasil, México, Chile e Paraguai.
D) Paraguai, Uruguai, Brasil, Argentina e Venezuela.
E) Uruguai, Brasil, Bolívia e Venezuela.

9. Em 2013 o Banco Central fez intervenção e liquidações de algumas instituições financeiras, dentre elas:
A) Banco Modelo S/A e Banco Rural.
B) Banco Sulamericano de Desenvolvimento e Banco BVA;
C) Banco Diferencial Corretora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.
D) Banco BVA S.A e Banco Rural S/A
E) Banco Cruzeiro do Sul e Mercantil de São Paulo.

10. Qual o significado do PIB (Produto Interno Bruto)?
A) É o principal medidor do crescimento econômico, a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos num país.
B) É a estimativa do mercado financeiro para a inflação.
C) É a previsão da taxa de crescimento acumulada.
D) É o produto de empresas brasileiras independentes.
E) É a sigla de um Partido político brasileiro.

11. O BRICS é um agrupamento econômico internacional sem registro burocrático, mas tem estatuto e carta de princípios. Sobre o tema, o que podemos afirmar?
A) O Grupo é formado por Brasil, Rússia, Inglaterra, Canadá e Suíça.
B) No ano de 2013 entrou a África do Sul no grupo.
C) Trata-se de um grupo econômico formal que detém 50% do PIB mundial.
D) O BRICS é formado por todos os países emergentes do mundo.
E) O Grupo é formado por Índia, China, Rússia, Brasil e África do Sul.

12. Sobre a estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), é correto afirmar:.
A) O Banco do Brasil é supervisionado exclusivamente pela Comissão de Valores Mobiliários.
B) Quanto à supervisão bancária e regulação prudencial, o BACEN é subordinado ao Conselho Monetário Nacional (CMN).
C) As resoluções que regulam o SFN são editadas pelo CMN e pelo BNDES.
D) As cooperativas de crédito não são classificadas como instituições financeiras
E) Dos três ministros que compõem o CMN, um deles é o ministro da Transparência.

13. O Código de Ética é criado para contribuir no aperfeiçoamento de padrões éticos. E falso afirmar:
A) O Código de ética tem regras básicas sobre conflitos de interesses no trabalho e à dignidade humana.
B) As regras são aplicadas aos funcionários e dirigentes da organização, por exemplo.
C) No ato de entrega dos documentos para a posse num Banco Federal, o empregado é obrigado prestar informações prévias do código de ética, mostrando conhecimento, para assumir o cargo efetivo.
D) A área de RH da empresa pública deve tornar público o código de ética, de preferência no seu site, como forma de mostrar transparência à comunidade em geral.
E) Em caso de falta de ética do servidor público, a Comissão de ética pode aplicar a Censura, encaminhando o problema ao departamento de recursos humanos, que definirá a penalidade adequada.

14. O código de ética profissional NÃO pode ter como finalidade:
A) incentivar a prática de governança corporativa, portanto mais participativa e interativa.
B) melhorar a cultura organizacional, com práticas de isonomia e solidariedade.
C) usar o conflito de interesse como argumento para não oferecer feedback aos colaboradores diretos.
D) nivelar as informações de marketing de relacionamento e disseminar práticas ético-sociais.
E) dar conhecimento dos princípios éticos do Art. 37 da Constituição Federal, a fim de orientar ações da administração pública em relação ao conflito de interesse com a atividade privada.

15. O Banco do Brasil espera de seus colaboradores o atendimento a elevados padrões de ética, moral, valores e virtudes, tais como:
A) intolerância com a diversidade do conjunto das pessoas que trabalham no conglomerado.
B) repúdio a condutas que possam caracterizar assédio de qualquer natureza.
C) aceitação de presentes oferecidos por clientes satisfeitos, sem restrição de valor.
D) associação a entidades representativas alinhadas ao pensamento da diretoria.
E) imposição dos princípios pessoais dos chefes aos membros da sua equipe.


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
B B E B E E B D D A E B

13 14 15
C C B
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 30/04/2015
Alterado em 19/10/2016
Comentários