× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
CONCURSO CAIXA - SIMULADO 1 (parte I) - Específicos
Assinale: C (CERTO) ou E (ERRADO) – Só assinale o que tiver certeza
1) (  ) A Caixa Econômica da Corte foi fundada em 12 de janeiro de 1861 na cidade do Rio de Janeiro, pelo Imperador Dom Pedro II, para conceder empréstimos e incentivar a poupança popular.  
2) (  ) A missão da Caixa é Promover a melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade, atuando, prioritariamente, no fomento ao desenvolvimento urbano e segmentos de habitação, saneamento e infraestrutura, e na administração de fundos, programas e serviços de caráter social.
3) (  ) A Caixa Econômica Federal é responsável pela elaboração de políticas econômicas que irão auxiliar o Governo Federal na composição do orçamento público e na aplicação dos recursos em atividades sociais, como esporte e cultura.
4) (  ) A Caixa Econômica Federal é responsável pela captação de recursos financeiros para as transferências internacionais entre suas agências, auxiliando os trabalhadores brasileiros residentes no exterior.
5) (  ) A administração da Caixa tem gerenciamento compartilhando decisões, administrando com desconcentração de autoridade, seguindo os princípios de responsabilidade social empresarial.
6) (  ) As regras dos códigos de ética podem ser aplicadas tanto aos funcionários, quanto aos dirigentes da organização e fornecedores, por exemplo.
7) (  ) Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que nem sempre pressupõem valores que, mesmo se não forem traduzidos em ações, continuarão a ter sentido.
8) (  ) A nova relação de influência, na qual o líder impõe ao seguidor a sua influência, justifica a importância de o líder praticar modelos de comportamento e valores éticos que estimulem seus seguidores a fazer as atividades sem questionamento, que certamente será para o bem da organização.
9) (  ) Condutas éticas são aprendidas somente no contexto familiar, por isso o controle dos ambientes internos e externo de uma organização é ineficaz para detectar uma conduta antiética.
10) (  ) A boa imagem, a educação e a boa aparência são obrigações éticas dos funcionários no trabalho.
11) (  ) A Caixa é um banco múltiplo, porque é comercial, mas não é uma instituição monetária, pois não tem o poder de emitir dinheiro no meio circulante.
12) (  ) A Caixa é uma Instituição financeira pública, que presta serviços públicos, por isso tem personalidade jurídica de direito público, dentro do Sistema Financeiro Nacional, sendo fiscalizada pelo BACEN.
13) (  ) A Caixa Econômica Federal é responsável pela estruturação do Sistema Financeiro Nacional, auxiliando o Banco Central na elaboração de normas e diretrizes para administração de fundos e programas como FGTS e PIS.
14) (  ) O Sistema Financeiro Nacional tem como entidades supervisoras o Banco Central do Brasil, em todo o SFN, e a Superintendência de Seguros Privados, na área de Seguros, Previdência e Capitalização.
15) (  ) Investimentos em infraestrutura são necessários para suportar a dinâmica do crescimento econômico do País, através de projetos de longo prazo, por exemplo, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
16) (  ) O Comitê de Política Monetária (COPOM), instituído pelo Banco Central do Brasil em 1996, toma decisões de acordo com a maioria dos participantes nas reuniões periódicas de dois dias.
17) (  ) No ano de 2013, o Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial do Banco Rural, utilizado como lavagem de dinheiro no Mensalão.
18) (  ) A tendência entre as instituições financeiras públicas federais atualmente é compartilhar a rede de caixas eletrônicos e o acesso a determinados serviços em suas agências, como é o caso da Caixa e o BB, que já podem pagar os saques, tanto do PIS quanto do PASEP.
19) (  ) O controle da inflação está sendo feito, entre outras medidas, com a redução da taxa básica de juros básicos da economia (Taxa Selic).
20) (  ) O Bacen faz a supervisão de conduta, com a missão de verificar se as instituições estão seguindo as regras de atendimento, inclusive monitorando o relacionamento com correspondentes bancários.
21) (  ) Ao realizar as operações de redesconto a qualquer instituição financeira, o BACEN cumpre a função de banco dos bancos e banqueiro que empresta dinheiro ao governo.
22) (  ) Ao emitir meio circulante, o BACEN cumpre a função de banco emissor, competência delegada pelo CMN.
23) (  ) Ao determinar, por meio da taxa de juros de referência para as operações de um dia (taxa SELIC), o BACEN cumpre a função de fiscalizar e supervisionar as tarefas dos diretores do Comitê de Política Monetária (COPOM).
24) (  ) Se a CVM impuser penalidade no mercado de capitais, a instituição apenada poderá recorrer da decisão, em 1ª e última instância, ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro nacional.
25) (  ) Seguro-desemprego, Crédito educativo e as loterias federais são serviços bancários centralizados na última década na Caixa.

ACORDA PRA VIDA, QUE A CAIXA É A SAÍDA!

GABARITO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
C C E E C C E E E E E E

13 14 15
E C C

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25
E C C E C E C E E E


João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 01/05/2015
Alterado em 13/09/2016
Comentários