Boscodonordeste

PARABAIANO - Paraibano criado na Bahia, colocando letras em movimento

Textos

Pensamentos nº 65 – Da Série O poeta e a literatura
1. Como poeta, se eu escrevesse somente o que os outros falam ou pensam, eu não seria um ser reflexivo, seria apenas um reflexo num espelho semi-vivo.
2. Fazer determinados versos líricos é muito parecido como comer cebola. A gente começa a chorar logo ao descascar as primeiras folhas.
3. Na vida, quem tem história conta suas memórias. Quem não tem, vive como "gato" de energia, tomando a energia dos outros, sem registro.
4. Na literatura, o que faz a beleza do saber é que você nunca estará sozinho, pois acabam as incertezas e a solidão do mundo na companhia das personagens em vida ou nas páginas mortas escritas.
5. A pobreza da Cultura é quando não faz parte da história, por isso riqueza não tem nada a ver com educação.
6. Somente um poeta pode mostrar na literatura o movimento da maré batendo água da vida nas pedras do desejo, dando ao desprezo o mesmo valor que tem na quebração o caranguejo.
7. Para os poetas, a vida sem educação é apenas uma sala da eterna espera, enquanto não é chamado.
8. Na vida, o espelho diz ao otário que ri: “Quem ri de mim não vê que ri de si mesmo?”
9. Existem pessoas tão deprimidas, que precisam ser recuperadas pelo sorriso dos poetas, levando às vezes alegria a corações que precisam ser ressuscitado diariamente.
10. Os incrédulos que não têm imaginação como a do poeta, nunca verão os Anjos vindos do céu para entregar-lhes as bênçãos de Deus.
11. Quem tem determinação, inspiração e transpiração poética, nunca deve andar com quem tem na preguiça a companheira profética.
12. O poeta sabe que à medida que o estudo avança, a sombra da ignorância recua, libertando qualquer ignorante da sua prisão da rua.
13. O modo ou as escolhas do que se lê, é que vai fazer você entender melhor o mundo, pois quem nem estuda e nem lê é um moribundo.
14. A literatura não é a discussão da verdade, isso compete à história. A literatura é a história escrita da parte que trata a mentira da discussão.
15. Para escrever melhor é necessário fazer boas leituras, pois mais importante do que ler é o que se escreve para o outros lerem. O que se lê, pode modificar o nosso interior, e o que se escreve pode mudar o interior dos outros.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 14/05/2016
Alterado em 02/04/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (João Bosco do nordeste). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras