× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
Pensamentos nº 65 – Da Série O poeta e a literatura
1. Como poeta, se eu escrevesse somente o que os outros falam ou pensam, eu não seria um ser reflexivo, seria apenas um reflexo num espelho semi-vivo.
2. Fazer determinados versos líricos é muito parecido como comer cebola. A gente começa a chorar logo ao descascar as primeiras folhas.
3. Na vida, quem tem história conta suas memórias. Quem não tem, vive como "gato" de energia, tomando a energia dos outros, sem registro.
4. Na literatura, o que faz a beleza do saber é que você nunca estará sozinho, pois acabam as incertezas e a solidão do mundo na companhia das personagens em vida ou nas páginas mortas escritas.
5. A pobreza da Cultura é quando não faz parte da história, por isso riqueza não tem nada a ver com educação.
6. Somente um poeta pode mostrar na literatura o movimento da maré batendo água da vida nas pedras do desejo, dando ao desprezo o mesmo valor que tem na quebração o caranguejo.
7. Para os poetas, a vida sem educação é apenas uma sala da eterna espera, enquanto não é chamado.
8. Na vida, o espelho diz ao otário que ri: “Quem ri de mim não vê que ri de si mesmo?”
9. Existem pessoas tão deprimidas, que precisam ser recuperadas pelo sorriso dos poetas, levando às vezes alegria a corações que precisam ser ressuscitado diariamente.
10. Os incrédulos que não têm imaginação como a do poeta, nunca verão os Anjos vindos do céu para entregar-lhes as bênçãos de Deus.
11. Quem tem determinação, inspiração e transpiração poética, nunca deve andar com quem tem na preguiça a companheira profética.
12. O poeta sabe que à medida que o estudo avança, a sombra da ignorância recua, libertando qualquer ignorante da sua prisão da rua.
13. O modo ou as escolhas do que se lê, é que vai fazer você entender melhor o mundo, pois quem nem estuda e nem lê é um moribundo.
14. A literatura não é a discussão da verdade, isso compete à história. A literatura é a história escrita da parte que trata a mentira da discussão.
15. Para escrever melhor é necessário fazer boas leituras, pois mais importante do que ler é o que se escreve para o outros lerem. O que se lê, pode modificar o nosso interior, e o que se escreve pode mudar o interior dos outros.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 14/05/2016
Alterado em 02/04/2019
Comentários