× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
O Brasil não respeita seus heróis - No Futebol.
O Brasil não respeita seus heróis - No Futebol.

Dignidade é o que os vivos precisam. Respeito é o que as almas dos que morreram exigem.
Oficialmente, a Seleção Brasileira de futebol surgiu em 1914, sendo a única a acumular cinco campeonatos mundiais e participação em todas as Copas.

1858 – NA SUÉCIA – BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL
Primeiro título mundial do Brasil - A Copa do Mundo de 1958, foi disputada na Suécia, mostrando Pelé, o maior jogador de todos os tempos, ainda aos 17 anos, ao lado de tantos outros heróis, como o goleiro Gilmar, os laterais direitos Di Sordi e Djalma Santos, os zagueiros Nilton Santos, a "Enciclopédia do Futebol", Bellini, que ergueu a taça, e Orlando. No meio de campo Zito e Didi - "folha seca", e no ataque Pelé, Zagallo, Vavá e Garrincha encantavam o mundo, ainda sem TV que transmitisse os jogos.
O quarteto magistral, formado por Pelé, Garrincha, Zito e Vavá, só jogou junto no terceiro jogo, quando o Brasil aplicou 2 x 0 na ainda União Soviética.
Contra o País de Gales, nas quartas-de-final, Pelé fez o gol e deu a vitória de 1x0.
Contra a Suécia, na final, Pelé fez dois gols, fazendo com que o Brasil ganhasse de 5 x 2, com mais um gol de Vavá e outro de Zagallo.
Time de Heróis: Gilmar; Djalma Santos (De Sordi), Orlando (Zózimo), Bellini (Mauro) e Nilton Santos; Zito, Didi e Zagallo; Garrincha, Pelé (Amarildo) e Vavá. Técnicos: Vicente Feola (1958) e Aymoré Moreira (1962).

1962 – NO CHILE – BRASIL BICAMPEÃO MUNDIAL
Continuando com o esquadrão de heróis de 1958, a Copa do Mundo de 1962 não poderia ter outro resultado que não fosse nova conquista.
O treinador Vicente Feola foi trocado por Aymoré Moreira no comando técnico, e dos 11 jogadores que atuaram na final de 1958, jogaram 9 (nove) na estreia no dia 30 de maio de 1962, contra o México. Foram eles Gilmar, Djalma Santos, Nílton Santos, Zito, Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagallo.
Contra o México, os gols só saíram no segundo tempo com Zagallo, aos 11min, e Pelé aos 28min, fechando o placar por 2 x 0.
Contra a Tchecoslováquia, Pelé se machucou e saiu do torneio, o placar foi de 0 x 0.
Amarildo substituiu Pelé no jogo seguinte, contra a Espanha, fazendo dois gols da vitória brasileira por 2 x 1.
Contra a Inglaterra, Garrincha, o ponta direita do Botafogo, marcou duas vezes, e o Brasil venceu por 3 x 1. Na semifinal contra o Chile, ele marcou os dois primeiros gols e Vavá os outros dois. Brasil ganhou de 4 x 2.
Na final contra a Tchecoslováquia, o Brasil reencontrou a única equipe que não havia conseguido vencer no torneio. Garrincha chamava a equipe "com a camisa do São Cristóvão". Aos 15 minutos Masopust fez 1 x 0, mas aos 17 minutos o Brasil empatou com um gol de Amarildo. Aos 33 minutos o goleiro tcheco Schrojf falhou num cruzamento e soltou a bola nos pés de Vavá, que matou o jogo e fechou com “chave de ouro” a bela campanha do Brasil.
Time de heróis: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Amarildo, Garrincha, Vavá e Zagallo.

1970 – MÉXICO – BRASIL TRICAMPEÃO MUNDIAL
Em plena ditadura militar, o Brasil viu a Seleção entrar para a história no México, sagrando-se tricampeão mundial, com um futebol alegre e objetivo desde o meio de campo, com Gérson e Rivellino, com o lateral direito e capitão Carlos Alberto Torres e o ponta direita Jairzinho, do Botafogo, e o talento maior de Pelé, aos 29 anos, marcando gols na sua última Copa do Mundo.
Nas Eliminatórias o treinador foi João Saldanha, mas foi substituído por Mário Lobo Zagallo um pouco antes do início dos jogos, ganhando as seis partidas do torneio: na 1ª Fase: 4 x 1 na  Tchecoslováquia; 1 x 0 na Inglaterra e 3 x 2 Romênia. Na quartas de Finais 4 x 2 contra o Peru e nas semi finais 3 x 1 contra o Uruguai.
No jogo final, o Brasil venceu a Itália no jogo final, pelo placar de 4 x 1, com gols de Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto, consagrando-se futebol brasileiro. A terceira conquista do torneio deu direito ao Brasil de ficar com a posse definitiva da Taça Jules Rimet, mas no início da década de 80, o troféu foi roubado da sede da CBF.
Time de Heróis: Félix; Piazza, Brito, Everaldo, Carlos Alberto Torres; Clodoaldo, Rivelino e Gérson (Paulo César); Pelé, Tostão e Jairzinho. Técnico: Zagallo.

1994 - ESTADOS UNIDOS – BRASIL TETRA CAMPEONATO
Realizado nos Estados Unidos, a Seleção brasileira foi comandada por Carlos Alberto Parreira.  Apresentou um futebol pragmático e Romário foi o grande ídolo, convocado no último jogo das eliminatórias, marcando cinco gols.
O tetra foi conseguido após 24 anos do tricampeonato.
Jogos do Brasil:
Na 1ª Fase o Brasil ganhou de 2 x 0 a Rússia;  3 x 0 Camarões; e empatou de 1 x 1 com a Suécia.
Nas oitavas-de-final o Brasil ganhou de 1 x 0 os Estados Unidos.
Nas quartas-de-final o Brasil 3 x 2 contra a Holanda.
Na Semifinal o Brasil ganhou de 1 x 0 a Suécia.
Na final, contra a potente seleção italiana, o jogo terminou de zero a zero, o tempo normal e a prorrogação. No momento dos pênaltis, o jogador Roberto Baggio chutou por cima da trave e deu vitória ao Brasil, que fez por 3 gols de pênaltis e a Itália somente 2.
Time de heróis: Taffarel; Leonardo (Branco), Aldair, Márcio Santos e Jorginho; Dunga, Mauro Silva, Zinho e Raí (Mazinho); Bebeto e Romário. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

2002 - COREIA DO SUL E JAPÃO – BRASIL PENTA CAMPEÃO.
Organizado pela Coréia do Sul e Japão, o Mundial marcou o retorno do atacante Ronaldo, que esteve graves contusões no joelho, além de uma convulsão no final de Copa de 1998.
Comando por Luiz Felipe Scolari – o Felipão, a Seleção foi montada com a característica de retranca, para não sofrer gols, mas o grupo mostrou uma grande união.
A seleção ficou num grupo fácil, jogando contra seleções sem tradição no futebol. Contra a Turquia, o Brasil ganhou de 2 x 1. Contra a China goleou por 4 x 0. Contra a Costa Rica foi goleada de 5 x 2.
Nas oitavas de final contra a Bélgica foi 2 x 0. Nas quartas de final os ingleses abriram o placar, mas o Brasil virou o jogo por 2 x 1. Nas semifinais, a Turquia voltou a ser adversário, e o Brasil venceu por 2 x 1.
A final foi decidida contra os alemães e os dois gols foram de Ronaldo – fenômeno, e só saíram no segundo tempo, sendo artilheiro com oito gols, e Cafu tornou-se o primeiro jogador a disputar três finais de Copa seguidas.
Time de Heróis: Marcos; Lúcio, Roque Júnior e Edmílson; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson (Juninho), Ronaldinho (Edílson / Denílson), Rivaldo e Roberto Carlos; Ronaldo (Luizão). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
-------
Onde estão as suas histórias?
Quem ainda está vivo? Onde moram? Como vivem?
Quem já morreu? Onde está enterrado?
Quem souber, por favor, informe ao Povo Brasileiro.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 17/06/2014
Alterado em 27/06/2023
Comentários