Título:
Educação é o sentido a vida
Autor:
João Bosco do Nordeste
Descrição:
“A ação de educar implica também na escuta atenciosa e silente em que o silêncio das águas fundas dos enigmas humanos nos possibilita a compreensão de nossos limites e possibilidades, de nossas ambiguidades e paradoxos, de nossos mistérios e clareiras” (Miguel Almir).
A abordagem do sentido da educação pressupõe a discussão preliminar sobre o lugar do conhecimento no todo da existência humana. Nesse âmbito, a função substantiva do conhecimento é intencionalizar a prática mediadora dessa existência.
A tendência do ser humano é cumprir um padrão, sem reflexão, conduzindo-o à mediocridade, mas também não pode ser domesticado por ideologias e doutrinas partidárias de certos senhores que se auto-denominam "professores", prejudicando a formação dos alunos enquanto indivíduos, desprezando o seu direito de manter conservadora a sua cultura familiar.
Tememos pensar em desacordo com o padrão social. Não avançaremos enquanto a educação não abranger o sentido integral da vida, sem a doença da competição, pois qualquer esforço nesse sentido tende a buscar recompensa, o que não ajuda a ser dignificada.
Enviado em:
25/06/2014
Alterado em:
03/02/2020
Formato:
pdf
Tamanho:
38 KB