× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
Promessa é dúvida
Conta-se que na capital do Brasil na década de 80, um político costumava escrever, à máquina de datilografia, suas promessas aos eleitores, deixando no final da carta uma expressão: “Promessa é dívida”, para que o prometido pudesse ser cobrado quando ele fosse eleito. Se o prometido era de fácil atendimento, a frase era datilografada de forma correta “Promessa é dívida”, mas quando a promessa não iria ser atendida, ele trocava a “i” pelo “u” e a frase ficava assim: “Promessa é dúvida”.
A desculpa pelo erro? È que as letras “u” e “i” no teclado são vizinhas (ainda hoje é assim nos computadores), e basta um pequeno descuido para que sejam digitadas de forma trocada.
Claro que ele só cumpria o que havia prometido, quando era “dúvida”, não tinha porque atender.
Depois da eleição o diálogo ficava assim:
- Vim cobrar o emprego que o senhor prometeu nesta carta!  
Essa era o tipo da promessa que não poderia cumprir, pois certamente ele havia prometido a quase toda a cidade. Era uma tremenda dúvida ou enrolação mesmo.
Se fosse dúvida, ele dizia:
– Realmente eu não tinha certeza de que poderia lhe dar esse emprego quando eu fosse eleito, por isso eu coloquei aqui embaixo da sua carta, que essa promessa era uma dúvida para mim.
- Minha autarquia, realmente o senhor colocou e eu nem percebi.
- Para que você não volte para casa de mão abanando, vou lhe dar um vale gás. Faça uma comida gostosa e me chame para almoçar domingo na sua casa. "Eita povo miserável que só gosta de pedir " - Pensou.
Ao deixar a sala, a "autarquia" falou aos assessores:
- Vai trabalhar, Carniça!
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 07/08/2014
Alterado em 15/04/2018
Comentários