× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
CA-300 - Certificação da ABECIP
Sou professor Administrador Certificado pela Febraban (FBB-300) e pela ABECIP (CA-300).
O programa de certificação profissional tem como objetivo, atender a Resolução 3.954 do Banco Central e promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam como correspondentes no país, voltados para a comercialização de produtos de crédito imobiliário e também está aberta aos demais profissionais, bem como os universitários e outros interessados na certificação profissional.
Dou aulas e tenho o módulo completo, com exercícios.
O Exame terá duração máxima de 1 hora e 30 minutos (sistema fechará automaticamente) e dará Certificação a quem obtiver nota igual ou superior a 60% no Exame CA-300.
Exemplo dos exercícios:
38. A resolução do CMN nº 3.849/2010, disciplina a estruturação do componente das ouvidorias. Sobre esse assunto, o que é correto afirmar?
A) A Ouvidoria é um canal de venda por telemarketing para consumidores pessoas físicas ou jurídicas.
B) Cabe às instituições financeiras autorizadas pelo Bacen fazer a divulgação da existência da Ouvidoria, sua finalidade e forma de utilização.
C) O Ouvidoria deve receber as demandas de reclamações e atender num prazo máximo de 5 (cinco) dias.
D) O prazo de guarda da documentação e informações das demandas da Ouvidoria é de 2 (dois) anos.

39. A ética no atendimento ao cliente deve ser uma preocupação de toda organização, como uma característica inerente a toda ação humana e elemento vital na produção da realidade social. As instituições financeiras e seus correspondentes devem observar:
A) Realizar com cuidado as operações em situação de conflito de interesses, assegurando tratamento heterogêneo a seus clientes.
B) Considerar a situação pública dos clientes, e recomendar modalidades de operações.
C) Evitar orientar o cliente sobre a operação a realizar, para não atrapalhar a relação entre os interesses do cliente e da instituição financeira.
D) Manter sigilo sobre informações e dados confiados por seus clientes em razão da relação profissional que com eles possuem.

40. Uma dívida de R$ 20.000,00 deve ser paga em 96 meses, com juros simples de 20% a.a. (ao ano) pelo regime de juros simples.
(a) De quanto serão os juros?
(b) De quanto seria o montante?
A) (a)  R$ 30.000,00   (b) R$ 40.000,00
B) (a)  R$ 36.000,00   (b) R$ 42.000,00
C) (a)  R$ 30.000,00   (b) R$ 50.000,00
D) (a)  R$ 32.000,00   (b) R$ 52.000,00
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 04/03/2015
Alterado em 12/03/2015
Comentários