× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
Pensamentos nº 49 - Da série Dom ou talento?
1. Algumas pessoas acham que têm talento e outras pensam que não tem.  Normalmente, em ambos os casos elas estão erradas.
2. O dom é uma dádiva de Deus que já nasce com a pessoa, por isso não está à venda. O talento, quando comprado, não vale o preço pago, tem curta duração e péssima reputação.
3. Quem tem o dom de saber absorver os bons conselhos, certamente conseguirá entender e aprimorar o talento.
4. Não confunda ter talento com obter talento, pois um é natural e o outro pode ser perigoso e utilizado para o mal, inclusive nos meios artísticos e culturais.
5. Quem tem dom, aprende a desenvolver mais rápido o talento. Quem não tem, vive tentando apagar os dos outros na parelha de um dístico.
6. O dom é a indústria de talentos, e o talento é o comércio dos dons.
7. O dom é inato e o talento é uma questão de sorte. É igual a quem casa errado e quer ser feliz com seu consorte.
8. O dom é uma virtude da inteligência, e o talento é uma inteligência da virtude.
9. O dom sem uso é um desperdício. O talento com mau uso é um precipício, como um bom médico jogando bola; um motorista de alta velocidade esquiando; advogado escalando o Himalaia; procurador surfista de praia, atrizes paraquedista e artistas juízes.
10. O dom é um amigo que já vem do berço e ajuda a desenvolver o talento, por isso vale mais a pena conviver com o dom de um cavalo amigo, do que apreciar um talento de um jumento.  
11. O talento é uma qualidade de inteligência, que se adquire com o tempo, e pode florescer a qualquer época a partir do dom, pela qualidade do portador do sangue bom.
12. O dom é um presente que vem do céu e será levado de volta para a eternidade ressoando de cada um sua caixa de gerúndio, por isso valorize essa parte do seu latifúndio.
13. A virtude do talento está na capacidade do dom se desenvolver de forma natural, ou fracassar, se for descoberto apenas com um paraíso artificial.
14. Talento é a asa do gigante; e o dom a tromba do rinoceronte. Assim como alguns pensam que não existem, não dá para negar que são qualidades especuladas na imaginação e próximas de algum sentido distante.
15. Quem tem talento não diz .... quem tem dom não sabe. Deve ser por isso que ambos são felizes sem fazer alarde.

Pé de página:
O tema dessas linhas foi sugerido pela escritora e amiga Deyse Felix, de São Paulo.

Observações:
Talento: é uma brilhante e diferente inteligência, e grande capacidade de se destacar em determinadas atividades.
Dom: é uma dádiva, um poder, uma virtude, um presente, uma capacidade e uma habilidade especial que já vem de Deus ao nascer, para realizar determinada função.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 28/04/2015
Alterado em 12/04/2023
Comentários