João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
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CONCURSO BANCO DO BRASIL - SIMULADO 1 (parte II)– Específicos
16. As linhas bancárias de crédito rural possibilitam ao cliente acessar financiamento
A) para atividades de comercialização da produção.
B) do custeio das despesas pessoais e familiares.
C) com liberação de uma só vez, independentemente do cronograma de aquisições e serviços.
D) sem apresentação de garantias ao financiador.
E) para investimento em bens ou serviços cujo aproveitamento se estenda por um único ciclo produtivo.

17. A fiança bancária é uma obrigação escrita prestada à empresa que necessita de garantia para contratação de operação que envolva responsabilidade na sua execução e:
A) está sujeita à incidência de Imposto sobre Operações Financeiras − IOF.
B) não apresenta risco de crédito para a instituição financeira.
C) comprova que os recursos financeiros estão depositados pela empresa na instituição financeira fiadora.
D) pode ser concedida somente em operações relacionadas ao comércio internacional.
E) substitui total ou parcialmente os adiantamentos em dinheiro ao credor por parte da empresa.

18. O Fundo Garantidor de Crédito  − FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos clientes das instituições financeiras. Cobre limitadamente pela garantia:
A) Letras Financeiras do Tesouro.
B) Fundos de Investimentos Financeiros.
C) Notas Promissórias Comerciais.
D) Letras Hipotecárias.
E) Depósitos Judiciais.

19. O crime de lavagem de dinheiro é um conjunto de operações comerciais ou financeiras de origem ilícita, que envolve, teoricamente, três fases independentes:
A) aplicação, valorização e resgate.
B) cobrança, conversão e destinação.
C) colocação, ocultação e integração.
D) contratação, registro e utilização.
E) exportação, tributação e distribuição.

20. A Lei nº 9.613/98 - crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, determina que:
A) a obtenção de proveito específico é exigida para caracterizar o crime.
B) é facultado à instituição financeira fornecer talonário de cheque ao depositante enquanto são verificadas as informações constantes da ficha proposta.
C) os crimes são afiançáveis e permitem liberdade provisória.
D) a simples ocultação de valores é suficiente para cumprir exigência punitiva.
E) o agente pode ser punido, ainda que a posse ou o uso dos bens não lhe tenha trazido nenhum proveito.

21. De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, considere:
I. É proibida toda publicidade enganosa.
II. O ônus da prova da veracidade e correção da comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.
III. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços.
Está correto o que consta em
A) I e II, apenas.
B) I, II e III.
C) II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) III, apenas.

22. No fornecimento de produtos ou serviços de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre
I. preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional.
II. montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros.
III. acréscimos legalmente previstos e não previstos.
Está correto o que consta em
A) I, II e III.
B) II e III, apenas.
C) III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) II, apenas.

23. Conforme o Decreto nº 6.523/2008, o serviço de atendimento telefônico das prestadoras de serviços regulados para resolver demandas de consumidores, informação, dúvida, reclamação é denominado:
A) Procon − Proteção e defesa do consumidor.
B) SAC-Serviço de atendimento ao consumidor.
C) Ouvidoria.
D) Controladoria.
E) Auditoria.

24. Uma característica típica do marketing em empresas de serviços, que interfere decisivamente em sua gestão, é o fato de que sua prestação:
A) ocorre simultaneamente ao consumo.
B) costuma não variar de cliente para cliente.
C) depende pouco dos funcionários e dos clientes.
D) pode ser estocada para as horas de movimento.
E) é facilmente percebida pelo cliente antes da compra.

25. As ações mercadológicas postas em prática no interior das agências bancárias, tais como a distribuição de brindes e exposição de ofertas de serviços em cartazes e displays, são exemplos de:
A) Publicidade
B) Propaganda
C) Marketing direto
D) Relações públicas
E) Promoção de vendas

26. O conceito de valor para os clientes é o resultado da comparação que eles fazem, ao efetuar uma transação comercial, entre:
A) atendimento e tempo
B) atributos e preços
C) benefícios e custos
D) empresa e concorrência
E) qualidade e reclamações

27. Um cliente do Banco Z, após vencer um procedimento licitatório regular, pretende realizar um projeto de natureza arquitetônica e urbanística, mas o projeto arquitetônico deverá possuir:
A) equipamento de deslocamento vertical para uso das pessoas portadoras de deficiência, se o projeto contar com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, mesmo que seja uma habitação unifamiliar.
B) estacionamento local, mas sem necessidade de identificação de vagas para portadores de deficiência física.
C) sinalização através de placas escritas, sendo desnecessária qualquer outra referência.
D) sinalização em braille do andar da edificação onde a pessoa se encontra, localizada junto às botoeiras externas do elevador. (Art. 26 do Decreto 5.296/04)
E) acessibilidade segundo as normas municipais, sendo desnecessário o padrão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

28. O gerente do Banco é acusado pelo cliente de descumprir a norma da prioridade no atendimento. Nesse caso, nos termos da lei, a prática no município será fiscalizada:
A) Pelo Banco Central e SAC.
B) Só pelo Procon e Banco Central
C) Pelo Procon e Ouvidoria
D) Pelo Procon
E) Pela Ouvidoria e SAC

29. Autores dedicados ao tema da cultura organizacional costumam convergir no que diz respeito às dimensões componentes desse conceito, que são,
A) religiosa, familiar e sociológica.
B) material, individual e conceitual.
C) coletiva, profissional e hierárquica.
D) motivacional, tecnológica e ideológica.
E) material, psicossocial e ideológica.

30. O conhecimento prévio da cultura organizacional num\ instituição financeira é fator importante para
A) possibilitar a realização imediata de suas expectativas sobre trabalho, colegas e superiores hierárquicos.
B) compatibilizar seus interesses financeiros pessoais com a sua remuneração futura.
C) acumular experiência com vistas à busca de outra colocação no mercado de trabalho.
D) preparar o movimento de formação de grupos internos para reformulação dos princípios vigentes.
E) permitir reflexão sobre a decisão de trabalhar em atividades compatíveis com as aptidões e valores pessoais.

ACORDA PRA VIDA, QUE O BANCO DO BRASIL É A SAÍDA!


GABARITO DO SIMULADO 1 – PARTE II – BB/2015

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27
A E D C E B D B A E C D

D E E
28 29 30

João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 02/05/2015
Alterado em 13/09/2016
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