× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
Pensamentos nº 58 - Poeta miserável
1. A lágrima de um sorriso pode ser a fonte de inspiração dos poetas errantes, pois eles são os verdadeiros adoradores das desesperadas letras chocantes.
2. O coração do poeta é como uma boa geladeira de plantão ... pode até ser frio no inverno, mas sabe guardar o que interessa para usar no verão.
3. As palavras singram nas linhas imaginárias no horizonte do firmamento do poeta, por mais que sejam impetuosas, sempre serão descobertas pelo atento leitor de versos e prosas.
4. Todo poeta sabe que a ignorância é uma anestesia temporal proposital, alimentada pelos matadores da cidadania e da felicidade na incerteza. Só o poeta louco tem a sua própria realeza.
5. Poeta é aquele que dorme em cima das palavras do lado de fora dos livros, tentando jogar o leitor para dentro, passando também a fazer parte dessa prisão.
6. Poeta é aquele que olha o céu e fala com a lua. Ao mesmo tempo consegue ver os olhos de Deus no interior do ser humano. Claro, pois nenhum poeta é invisível para Deus.
7. Poetas são adoradores das palavras retas, tortas, barulhentas ou mudas, tentando colocar voz nas recônditas gargantas profundas dos seres humanos inanimados.
8. A alma viva do poeta tenta levar palavras aos corações dos leitores durante o seu tempo de produção, mas somente quando morre é que as suas ideias vão entrar nas mentes.
9. O poeta, no presente, é um barco jogado contra as marés do futuro, se não conseguir navegar, vai cair com os “burros n’água”.
10. O poeta é, ao mesmo tempo, o aprendiz da realidade e o professor das ilusões.
11. Na sua geração, o poeta tenta agradar as editoras, mas somente depois de brigar com elas, os seus textos passarão a ter valor para os leitores.
12. Escrever é a arte de fazer a revelação silenciosa das palavras que existem no interior dos suspiros mais ruidosos do coração.
13. Somente o poeta tem o poder de enxergar o pólen das flores no coração de quem vive no jardim do amor com as pétalas despedaçadas.
14. Quem quiser botar as palavras para trabalhar, que me siga dormente. As letras são os pneus, as palavras são os carros, e o combustível é a inspiração na mente.
15. O homem pensa que o poeta é um bicho besta miserável, mas ele próprio não tem a menor ideia do que isso significa. Basta que ele separe o bicho, o homem e a besta, e verá o resultado.

(Observação: Só coloquei no título o adjetivo “miserável”, para chamar a sua leitura aos meus pensamentos. Pegadinha do poeta malandro)
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 12/11/2015
Alterado em 30/07/2024
Comentários