Pensamentos nº 65 – O poeta e a literatura
1. Como poeta, se eu escrevesse somente o que os outros falam ou pensam, eu não seria um ser reflexivo, seria apenas o reflexo de um espelho semivivo.
2. Fazer determinados versos líricos é muito parecido como comer cebola. A gente começa a chorar logo ao descascar as primeiras folhas.
3. Na vida, quem tem história conta as suas memórias. Quem não tem, vive como "gato" de energia, roubando a dos outros, como escórias.
4. Na literatura, o que faz a beleza do saber é que o autor nunca estará sozinho, pois acaba as incertezas e a solidão na companhia das personagens.
5. A pobreza da Cultura é quando a ideologia quer fazer dela a sua própria história, por isso esse tipo de riqueza não tem nada a ver com educação.
6. Somente um poeta pode mostrar na literatura o movimento da maré batendo água da vida nas pedras do desejo, dando ao desprezo o mesmo valor da quebração no caranguejo.
7. Para os bons poetas, a vida sem educação é uma sala da eterna espera do seu chamado.
8. Na vida, o espelho do poeta diz ao otário que ri com displicência: “Quem ri de mim, ri de si mesmo, pois eu sou vocês nas entrelinhas da sua decadência”.
9. Existem pessoas tão deprimidas, que precisam ser recuperadas pelo sorriso dos poetas, simplesmente porque são capazes de ressuscitar até os corações desenganados diariamente.
10. Os incrédulos que não têm imaginação como a do poeta, nunca verão os Anjos vindos do céu para entregar-lhes dentro da alma o dom das inspirações.
11. Quem tem determinação, inspiração e transpiração poética, nunca deve andar com quem tem na preguiça a sua eterna companheira profética.
12. O poeta sabe que à medida que o estudo avança, a sombra da ignorância recua, libertando qualquer ignorante da sua prisão vestida, deixando-a nua.
13. O modo ou as escolhas do que se lê, é o que vai fazer você entender melhor o mundo, pois quem não estuda e nem trabalha, não lê, e é apenas um moribundo.
14. A literatura não é a discussão da verdade, isso compete à história. A literatura é a história escrita da parte que desnuda a mentira da discussão.
15. Para escrever melhor é necessário ter cuidado e fazer boas leituras, pois o que se lê pode modificar o nosso pensamento interior ... e o que se escreve pode mudar o interior dos outros.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 14/05/2016
Alterado em 31/07/2024