O que são Academias de Ciências, Artes e Letras?
O que é uma Academia?
A finalidade das Academias de Letras e Artes é promover a literatura, ciências e artes, com seus membros ou acadêmicos selecionados com muita responsabilidade pelas diretorias, interessados no culto da norma culta e língua padrão portuguesa, com o uso correto do vernáculo, no incentivo à leitura e à arte, produzindo e publicando suas obras, e participando de debates sadios, a fim de melhorar a educação e nortear as discussões.
A academia não deve ficar somente no ambiente interno de suas reuniões, perpassando por escolas, faculdades, poder público e comunidade, sem restrição às suas prerrogativas culturais.
Na Academia não pode existir ideologia partidária, nem ter preferência por sexo, cor, raça ou religião, em respeito à cultura, porque é a casa dos amigos das ciências, artes e literatura. É o local onde além do saber ser ensinado, deve também, ou prioritariamente, ser produzido.
Quando se fala em Academia de Ciências, Letras e Artes, o primeiro pensamento que chega à nossa mente é que seja um local de encontro de confrades e confreiras dedicados a alguma atividade cultural, com trabalhos reconhecidos pelo público e o amor por sua própria arte.
O termo “Academia” vêm do herói grego “Academo”, cujo túmulo dava nome a um jardim, também consagrado à deusa Atenas, onde por volta de 387 a.C. foi construída a Academia Platônica (Academia de Atenas ou Academia de Atenas), próxima à cidade de Atenas, a primeira escola de filosofia. Aristóteles, discípulo de Platão, foi recebido com apenas dezessete anos de idade!
Antigamente destinada ao culto das musas, na academia havia intensa atividade filosófica, como agremiação de caráter artístico, científico e literário, num conjunto de membros com o mesmo sentimento de crescimento artístico, agregando cultura, e a partir da Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro, em 20/07/1897, com procedimento semelhante à academia francesa, que admite apenas 40 (quarenta) membros imortais.
Teoricamente, pode se candidatar às academias, os brasileiros natos que seja autor de obra literária ou outra arte de reconhecida importância. Não se deve entrar em academias e parar de produzir.
Portanto, quem for escolhido para ser acadêmico, seja responsável pelas suas produções, procurem agregar valor com as suas obras, e valorize a agremiação da qual cada um faz parte, a fim de que todos possam ter o valor igual, porém diferentes em suas concepções de vida e cultura. Unir artistas é a principal função da academia, desde que sigam as regras de cada uma da qual faça parte, com respeito individual e valorização coletiva.
Academia não é lugar comum, por isso também seja diferente, contribua com os trabalhos da sua agremiação, para que ela também tenha condições de lhe valorizar.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 26/08/2020
Alterado em 29/11/2024