× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
Educação - Experiências formativas
A vida acadêmica do educador evidencia experiências profissionais acumuladas em prática nas escolas, a partir do conhecimento e estudo das teorias de autores como Paulo Freire, Piaget, Vygotsky e Henri Wallon. Nas atividades educacionais procura-se sempre gerar interlocuções de aprendizados, ouvindo e envolvendo as demandas dos alunos dos cursos, o conteúdo programático ou as grades de disciplinas, a fim de reciclar a nossa formação, inclusive tendo consciência da necessidade da exigência de acesso à tecnologia e às redes sociais, vivenciando melhor o mundo e o cotidiano escolar.
São relevantes as atividades lúdicas, principalmente quando se utiliza música e teatro, envolvendo os alunos nos processos educativos sem que eles entendam como imposição. É sempre de bom alvitre uma conversa com o grupo para tentar entender as dificuldades, descobrindo, juntos, os meios de superá-las.
Nessa trajetória, encontramos algumas dificuldades, principalmente quando precisamos viabilizar práticas planejadas, que às vezes esbarram na burocracia administrativa da escola e na falta de materiais, além da pouca participação dos alunos, por falta de incentivo e perspectiva de futuro, ou até mesmo pelo pequeno envolvimento dos demais professores no planejamento e acompanhamento da educação coletiva. Os alunos desta geração não gostam de ler textos que consideram extensos, como livros de literatura, por exemplo, e preferem ler resumos retirados da internet.
Todos esses elementos possibilitaram acrescentar à formação dos professores algumas boas experiências, percebendo também que os alunos não gostam de participar de atividades demoradas, nem durante as “aulas vagas”, e preferem ficar perdendo o tempo livre mexendo no celular, prejudicando a relação interpessoal entre eles, e entre eles e o professor, piorando o aprendizado interdisciplinar e a reflexão sobre a própria prática e o conhecimento da realidade da sua escola e do ensino público brasileiro, a fim de entender os novos desafios, a partir das experiências sociais vividas, construindo uma melhor aproximação com o corpo docente, a administração da escola, suas famílias e a comunidade local, todos pensando na melhor qualidade da educação.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 12/05/2021
Comentários