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João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
Educação - Princípios pedagógicos da Educação Intercultural
A educação intercultural não deve discriminar a diversidade, com respeito à diferença e direitos humanos, melhorando a qualidade no entendimento numa articulação entre igualdade e diferença por entender que as pessoas e os grupos têm o direito de ser iguais nas diferenças, por exemplo:
- formação e fortalecimento na escola e na sociedade dos valores humanos de igualdade, respeito, tolerância, pluralismo, cooperação e corresponsabilidade social;
- reconhecimento do direito pessoal de cada aluno de receber a melhor educação diferenciada, com cuidado especial para a formação de sua identidade pessoal;
- reconhecimento positivo das diversas culturas e línguas e de sua necessária presença e cultivo na escola;
- atenção à diversidade e respeito às diferenças, sem rotular nem definir ninguém em virtude dessa diversidade e das diferenças;
- não-segregação em grupos à parte.
- luta ativa contra toda manifestação de racismo ou de discriminação;
- tentativa de superação de preconceitos e estereótipos;
- melhor êxito escolar e promoção dos alunos de minoria étnicas;
- comunicação ativa e inter-relação entre todos os alunos;
- gestão democrática e participação ativa dos alunos nas aulas e no centro;
- participação ativa de pais e mães na escola e incremento das relações positivas entre os diversos grupos étnicos; e
- inserção ativa da escola na comunidade local.

Educar em uma sociedade intercultural

A Educação Intercultural tem alguns desafios em atividades na sala de aula, por exemplo:
a. desenvolvimento da coesão interna das sociedades;
b. luta contra o racismo e a xenofobia;
c. construção de novas identidades sob múltiplas pertinências;
d. construção de uma cidadania intercultural.

Algumas sugestões de soluções:
a) Criar um grupo de trabalho para analisar a melhor forma de compartilhar experiências cognitivas levando-se em consideração a diversidade, na qual todos possam respeitar as culturas dos outros;
b) Em primeiro lugar, o professor deve dar seu exemplo. Em segundo lugar, criar programas de relacionamento que favoreçam maior adesão aos princípios da boa e pacífica convivência, acompanhados por psicólogos e psicopedagogos, de modo que os imigrantes sejam aceitos trazendo os traços culturais arraigados;
c) Realizar reavaliações da identidade cultural de cada pessoa participante do grupo, para implementar medidas que possam gerar uma valorização de todas as culturas ali representadas;
d) Criar os mecanismos que despertem interesse, respeito, reconhecimento mútuo, tratando o assunto como um bem público, de interesse de todos.

Mais especificamente outras alternativas mais específicas:
a) Trabalhos cooperativos na sala de aula nos quais se busquem soluções para algum problema apresentado pela sociedade mundial. Exemplo: faça um mural no qual você apresente algum tipo de solução para o problema da desigualdade sofrido pelas mulheres em determinadas partes do mundo.
b) Pesquisas no ambiente próximo sobre a atitude para com a imigração. Exemplo: em grupos, realize uma simples pesquisa na qual descobrirá a opinião que alguns de seus conhecidos, familiares e vizinhos têm sobre a imigração. A entrevista é confidencial. Depois, em classe, faça uma debate em comum para chegar a conclusões de todo o grupo.
c) Redações ou relatos com a identidade como base. Exemplo: Pense que é um imigrante africano e que morará por dez anos na Espanha. Descreva os aspectos de sua cultura que pensa que manteria e quais aceitarias como novos.
d) Teatro. Elabore uma simples peça de teatro na qual os personagens mostrem claramente que são cidadãos interculturais na atitude, na religião, em características étnicas etc.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 13/05/2021
Alterado em 13/05/2021
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