× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
CRASE – Algumas dicas
Com esse pequeno texto, vamos recordar algumas noções básicas e principais de normas que regem o uso da crase, como por exemplo, essas duas regras fundamentais:

1ª. A crase da preposição “a” com o artigo definido “a (s)” só ocorre diante de palavras femininas.

É errado crasear: a contento, a gosto, a esmo, a exemplo, a fogo, a frio, a fundo, a juízo de, a lápis, a modo de, a pé, a prazo.

A única exceção consiste nas locuções em que está implícita e oculta uma palavra feminina, como moda, maneira.
Exemplo: Pato à tucupi.

2ª. Sempre que houver dúvida devemos mentalmente substituir a palavra feminina por outra masculina. Se a partícula “a” se alterar em “ao”, usa-se a crase; se não se alterar trata-se da preposição “a”, que deve permanecer sem acento; se for substituída por “o(s)” trata-se de artigo definido, que também não comporta acento.

I - ONDE HÁ CRASE:

a) Em locuções prepositivas (à custa de, à espera de,) e locuções conjuntivas (à proporção que, à medida que) precedendo nomes femininos.

b) Em locuções adverbiais diante de nomes femininos (à vontade, às vezes, à vista, à distância) usa-se igualmente o acento.

c) Diante de palavras femininas após os verbos regidos pela preposição a (assistir a, responder a)

d) Antes de adjuntos adverbiais de tempo e diante da palavra horas (à tarde, à noite, às 10 horas).

Exemplos:

à direita
às claras
à esquerda
às expensas
à escolha
às margens
às ordens
à espera à disposição
à medida
estar à vista
à vontade
à primeira vista
exceção à regra
às vezes à proporção
faltar às aulas
à revelia
à semelhança
à vontade
à vista
uma à outra

II – ONDE NÃO HÁ CRASE:

Nas palavras que não admitem a anteposição do artigo, tais como:
Verbo, advérbio, artigo indefinido (um, uma), pronome pessoal (ela, nós, vós), pronome demonstrativo (esta, essa), pronome relativo (quem, cuja), pronome indefinido (cada, alguma, alguém, toda, qualquer, ambas).
Quando o artigo está no singular diante de um nome no plural.

Exemplos: Não há crase e usa-se apenas a preposição “a”.


a meia distância
de ponta a ponta
a grande distância    
de segunda a sexta
a duas mãos
folha a folha
a duras penas
frente a a bem de
a instância
a curta distância
a jusante
a pouca distância
a montante
passo a passo
beijo a beijo

II – ONDE A CRASE PODE OU NÃO

No caso do pronome relativo qual, usa-se crase sempre que o antecedente for do gênero feminino, porém quando o pronome for interrogativo ou masculino não há crase.

III – ONDE A CRASE É FACULTATIVA

Diante de possessivos femininos usados em função adjetiva (minha, tua, sua, nossa vossa), ou ainda e muitas locuções a crase é facultativa, podendo-se usar apenas a preposição.

Exemplos:

• comparecer a/à
• reunião                    
• face a/à
• com respeito a/à                                
• favorável a/à
• contíguo a/à                                      
• junto a/à
• contrário a/à                                      
• graças a/à
• de encontro a/à                                  
• no tocante a/à
• dar vazão a/à                                
• próximo a/à
• dirigir-se a/à                                  
• rumo a/à
• em frente a/à                                
• semelhante a/à




REFERÊNCIAS

1. CUNHA, A. G. – Dicionário etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira S.A., 2005.
2. ANDRADE, A.L. – A crase. Rio de Janeiro, Organização Simões Ed., 2012.
3. LUFT, C.P. – Novo manual de português. São Paulo, Ed. Globo, 2014.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 08/12/2021
Comentários