× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
TREZENÁRIO DE SANTO ANTÔNIO 2023
OFÍCIO E LOUVORES A SANTO ANTÔNIO

1. INVOCAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE
DIRIGENTE: Iniciemos nossos louvores ao nosso padroeiro, Santo Antônio, invocando a Santíssima Trindade, manifestando a profunda ligação exis- tente entre a vida dos santos e a Trindade Santa. Os santos são nossos modelos de fé e de vivência dos valores evangélicos. Cantemos!

2. INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
DIRIGENTE: A vida de Santo Antônio foi conduzida pelo Divino Espírito Santo. Também a nossa vida de batizados e batizadas deve ser conduzida pelo Espírito.
Assim, invoquemos a Luz Divina da Trindade Santa, cantando.
A nós descei, divina luz/ A nós descei, divina luz/ Em nossas almas acendei/ O amor, o amor de Jesus/ Em nossas almas acendei/ O amor, o amor de Jesus.
1. Vós sois a alma da igreja/Vós sois a vida, sois amor/Vós sois a graça benfazeja/ Vós sois a graça benfazeja/ Que nos irmana no Senhor/ Que nos irmana no Senhor (2x)

3. SÚPLICA
DIRIGENTE: Num momento de profundo silêncio interior, cada um e cada uma, confiando na intercessão de Santo Antônio, apresente as suas necessidades espirituais e materiais, reze pela sua família, pela nossa paróquia, pelas nossas pastorais, pelos nossos governantes e pela Santa Igreja, nas intenções do Santo Padre e do nosso Arcebispo Metropolitano. (Deixar um momento de silêncio)
Meu grande protetor Santo Antônio: apresento-me a vós, pedindo-vos que me alcancei, por sua intercessão, o perdão dos pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus e a perseverança no bem, até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço, durante esta trezena, é a seguinte graça: (diz-se o que se pede na trezena). Se esta graça não for conveniente para minha salvação, alcançai-me a perfeita conformidade com a vontade de Deus. Santo Antônio, nestes dias que consagro em vossa honra, como em todos os dias de minha vida, fazei que eu conserve a graça e a amizade de Deus, que Dele nunca me afaste pelo pecado e que enfim, tenha a felicidade de amá-lo e gozá-lo para sempre em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém

4. OFÍCIO DE SANTO ANTÔNIO DIRIGENTE: Com muito amor e devoção, entoemos o ofício de Santo Antônio, no qual faremos um mergulho na vida, nos ensinamentos e nos valores pregados por este santo tão querido.

Introdução Aqui todos reunidos,/amigos devotados,/louvando Santo Antônio,/rezando a seu lado.
Matinas Queremos Santo Antônio,/p’ra nosso padroeiro,/ pois ele é conhecido,/ por este mundo inteiro./ Louvando a Trindade / que Deus nos revelou, / pregando em toda parte,/ Antônio anunciou.

Hino Menino era Fernando,/ nasceu em Portugal, / assim o chamavam,/ na pia batismal./ P’ra vida e nas letras,/será bem instruído,/ o pai é do comércio / e bem constituído./ De escolha do futuro/ chegado o momento,/ quis ir ao sacerdócio, / com todo o entendimento./ Na Ordem Agostinha,/ de muita tradição,/ entrou para o convento, / de sua eleição./ Assim ele é formado,/ e bem na Companhia, do povo e do clero,/ com muita alegria.
Oração Ó grande Santo Antônio,/ ouvi, nós vos rogamos,/ as preces que, humildes,/ unidos entoamos.
Prima Queremos Santo Antônio,/p’ra nosso padroeiro...

Hino Estuda em Coimbra,/que é a principal / escola conhecida / em todo Portugal,/ Vivia bem infeliz,/ havia mais de ano,/ passando por ali / um grupo franciscano./ O grupo muito simples,/ viaja em missão,/ do pobre de Assis,/ às terras do Corão./ Depois vem a notícia,/ o grupo deu a vida, / lutando pela fé, / na terra escolhida./ Agora é que Fernando/ se deixa animar, / para seguir o exemplo, / na África pregar.
Oração Ó grande Santo Antônio,/ ouvi, nós vos rogamos...
Tércia Queremos Santo Antônio,/ pra nosso padroeiro...

Hino Deixou a Companhia / dos padres agostinhos, / e vai ser Antônio,/ dos frades pobrezinhos./ Se torna franciscano,/ em luta missionária,/ seguindo ao continente / de África, contrária./ A fé em Jesus Cristo, / da pátria Portugal,/ e vai tentar mis- são, / a povo desigual./ Porém Deus não queria/ que o jovem fique lá,/e faz que a doença / o faça regressar./ Aporta na Itália,/ sem qualquer intenção,/ e acha por ali/ um campo de ação.
Oração Ó grande Santo Antônio,/ouvi, nós vos rogamos...
Sexta Queremos Santo Antônio,/pra nosso padroeiro...

Hino O campo é muito grande,/ aonde vai pregar,/ Antônio de Lisboa,/ como se quer chamar./ Não há dificuldades,/ pregar aqui, ali,/ se faz o que Deus quer,/ não há que preferir./ Francisco, fundador,/ do grupo missionário,/ encontra em Antônio / um mestre doutrinário./ Por isto entre os confrades, / Antônio é o primeiro,/ a ensinar doutrina / ao povo companheiro./ Pregar ao povo simples,/ ensina ao candidato, / à Ordem Franciscana, / cumprindo o seu mandato.
Oração Ó grande Santo Antônio,/ ouvi, nós vos rogamos...
Nona Queremos Santo Antônio, / pra nosso padroeiro..

Hino A coisa que atrai, / no primeiro momento,/ é que o novo frade, /de Deus é instrumento./ De fazer os milagres,/ que chamam atenção,/ do povo que aflui,/ pra ouvir a oração./ Milagre é sinal / do que Deus quer dizer,/ e faz que o homem ouça / e queira entender./ Somente o milagre / não deve motivar, querer o taumatugo,/ tentando alcançar./ Porém que o milagre / serve de garantia,/ ao que ensina a voz / de Deus com maestria.
Oração Ó grande Santo Antônio! Ouvi, nós vos rogamos...
Vésperas Queremos Santo Antônio,/p’ra nosso padroeiro...

Hino Assim na França, Itália,/ quer antes em Lisboa,/ a voz do pregador, / com fé e ardor ressoa./Milagre de um burro,/ que ao patrão ensina,/ que a Eucaristia/ é ponto de doutrina./ Milagre do Cardume,/ de peixe que aflui, / para ouvir a voz/ do frade que instrui. / Milagre de quem vai,/ com a bilocação,/ p’ra defender o pai,/ da falsa acusação./ Quem conta os milagres/ que frade conseguiu/ de Deus para provar / que antes proferiu?
Oração Ó grande Santo Antônio,/ Ouvi, nós vos rogamos...
Completas Queremos Santo Antônio,/p’ra nosso padroeiro...

Hino Depois morre Antônio,/ também querem chamar / de Pádua, cidade,/ que tinha p’ra morar./ Depois de sua morte,/ milagres Deus fazia,/ de toda qualidade,/ que a Igreja conhecia./ Que Antônio está no céu,/ ficando comprovado,/ que o céu é recompensa/ de quem fez o mandato./ Passaram muitos séculos,/ e continua o povo a festejar Antônio,/ parece um santo novo/ E diz a Sant’lgreja,/ que é Santo de Doutor,/porque fez e dizia/ palavras do Senhor.
Oração Ó grande Santo Antônio,/ ouvi, nós vos rogamos...
Encerramento Recebei Santo Antônio,/ a nossa oração, / pedindo a Jesus, / a nossa salvação.

Oração Ó Deus, que esta celebração de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, alegre a vossa Igreja a fim de que, fortalecida sempre com os auxílios espirituais, mereça gozar das alegrias eternas. Por Cristo, Nosso Senhor Amém!

5. JACULATÓRIA DIRIGENTE: Continuemos suplicando ao querido Santo Antônio que, por sua fortíssima amizade com Jesus, obtenha-nos as graças necessárias dessa devoção e que humildemente lhe dirigimos. 1.Glorioso Santo Antônio/ com Deus menino nos braços/ fazei com que Ele nos prenda/ em seus amorosos laços.
PAI NOSSO - AVE MARIA - GLÓRIA AO PAI
2.Glorioso Santo Antônio/ Dai-me a vossa proteção/ Na terra guiai meus passos/ Alcançai-me a salvação
PAI NOSSO - AVE MARIA - GLÓRIA AO PAI
3.Glorioso Santo Antônio/ Espelho da castidade/ Conservai meu coração/ Livraime de toda a maldade.
PAI NOSSO - AVE MARIA - GLORIA AO PAI
4. Glorioso Santo Antônio/ Meu coração vos ofereço/ Ofereço a Jesus / Ainda que não mereça.
PAI NOSSO - AVE MARIA - GLÓRIA AO PAI

6. BENDITO - DIRIGENTE:
O bendito é um momento de louvação a Santo Antônio, pela sua vida virtuosa e que nos serve de exemplo para nossa vivência cristã.
Cantemos. 1. Português Antônio/ Todo soberano/ Viestes ao mundo/ Mais santo que humano.
2. Mais santo que humano/ Viestes à terra/ E porque sois Santo/ Tudo em vós se encerra.
3. Tudo em vós se encerra/ Não tem outro igual/ Pois que sois no mundo/ O mais singular.
4. O mais singular/ Nascido em Lisboa/ Com que sempre a ordem/ Cuja fama zoa.
5. Cuja fama zoa/ Por todo universo/ Pois também meu Santo/ Ouve o que vos peço.
6. Ouve o que vos peço/ Sabeis o que quero/ Auxílio de graça/ Cuja graça espero.
7. Cuja graça espero/ De Deus alcançar/ Com muita firmeza/ Para não pecar.
8. Para não pecar/ Contra o rei divino/ Majestosa glória/ Com vosso menino.
9. Com vosso menino/ Todo folgazão/ Vos trazei em brinde/ Na palma da mão.
10.Na palma da mão/ Vós o sustentai/ Com tanta grandeza/ Bendito sejais.
11.Bendito sejais/ Ao menino também/ Que nos dê a glória/ Para sempre amém.
12.Para sempre amém/ Adoremos a cruz/ Que nela morreu/ O nosso bom Je- sus.

7. LADAINHA - ORA PRO NOBIS DIRIGENTE: A ladainha de Santo Antônio é o reconhecimento de suas virtudes heróicas e de todo o bem que Deus realizou em sua vida santa. Entoemos!
1. Santo Antônio, santo português/ Fiel nacional...ora pro nobis/ Luz da Itália... ora pro nobis/ Ora, pro nobis, pro nobis,/ Pro nobis
2. Antônio sagrado/ Honra dos menores/ Amado de Deus ... ora pro nobis/ Querido dos homens... ora pro nobis/ Ora pro nobis, pro nobis/ Pro nobis
3. Varão evangélico/ Abrigo da inocência/ Espelho da castidade... ora pro no- bis/ Esplendor da Europa... ora pro nobis/ Ora pro nobis, pro nobis/ Pro nobis
4. Brasão da Lusitânia/ Pregador das gentes/ Estrela da Espanha... ora pro nobis/ Varão continental... ora pro nobis/ Ora pro nobis, pro nobis/ Pro nobis
5. Retrato de Todos os Santos/ Antônio de Lisboa/ Antônio de Pádua... ora pro nobis/ Glorioso Santo Antônio... ora pro nobis/ Ora pro nobis, pro nobis/ Pro nobis.

8. LOUVORES À SANTO ANTÔNIO
DIRIGENTE: A Palavra de Deus que meditamos, certamente, provocou- -nos a necessidade de mudança interior. Santo Antônio, profundo conhecedor e amante da Sagrada Escritura, soube suportar com fé suas dores, enfermidades e durezas da missão. Em seus louvores, revivemos esses momentos de muita fé e esperança.
Cantemos com alegria!
Salve, salve, salve, ó Antônio/ Ouvi, ouvi os rogos meus/ A misericórdia/ A misericórdia/ A misericórdia/ Alcançai de Deus.
1. Sois vida, sois vida e doçura/ Dos tristes, dos tristes devotos/ Esperança certa/ Esperança certa/ Dos seus firmes votos.
2. Gemendo, gemendo e chorando/ Pelo céu, pelo céu rotundo/ Vivendo nos males/ Deste cruel mundo/ Vivendo nos males/ Deste cruel mundo.
3. Ó doce, ó doce Antônio/ Ouvi, ouvi tão clemente/ Rogai piedoso/ Pela humana gente/ Rogai piedoso/ Pela humana gente.
4. Voltai, voltai vossa face/ Com olhar, com olhar propício/ Sobre os brasileiros/ No santo exercício/ Sobre os brasileiros/ No santo exercício.

9. OFERECIMENTO DIRIGENTE: Juntos, façamos nosso oferecimento das nossas intenções e necessidades por intercessão de Santo Antônio:
Meu glorioso e amável Santo Antônio, eu vos ofereço estas saudações e orações, em honra de vossas heróicas virtudes e santidade admirável. Peço-vos humildemente me alcanceis de Deus Nosso Senhor e de sua Mãe Maria Santíssima, junto de quem gozais de tanta graça, uma resolução firme de seguir vossos exemplos, para que, dirigindo meus passos por este caminho, na imitação de vossas virtudes, encontre afinal a eterna felicidade. Rogo-vos me alcanceis também, do mesmo Senhor, o auxílio para todas as minhas necessidades espirituais, corporais, temporais e materiais. Por vosso intermédio, espero alcançar estes benefícios do Altíssimo. Tenho a certeza de que não faltareis com a vossa proteção a quem, como eu, tanto confia no vosso amparo. Espero também ser socorrido por vós na hora de minha morte, para que vencidos todos os males, meu espírito, finalmente livre das prisões desta vida mortal, possa desfrutar para sempre a perfeita liberdade dos filhos de Deus e gozar de sua visão, em vossa companhia no céu. Amém.

Meu insigne Português/ Oferecer-vos hoje quero/ Com todo meu coração/ Este meu culto sincero. (bis)
1. Se fostes da mãe de Deus/ Tão firme e tão puro amante/ Podeis fazer com que eu seja/ Também neste amor constante.
2. Peço- vos que me ampareis/ Na vida e morte também/ Até que nos conduzais/ A Santa Jerusalém.

10. BENÇÃO DIRIGENTE: Finalizando nossos louvores ao glorioso Santo Antônio, peçamos a benção de Deus por sua intercessão! 1. Eu vos peço, ó Antônio/ Por vossa trezena querida/ Que nos lance a vossa benção/ Durante a nossa vida. REFRÃO: Rogai por nós, ó Antônio/ Lá no céu/ Onde reina a alegria/ Junto a Deus
2. Glorioso Santo Antônio/ Sobre os vossos devotos lançais/ Vossa benção carinhosa/ Do céu as graças nos dai.
3. Por vossa benção querida/ Na virtude generosa/ O pecado evitaremos/ Com benção tão milagrosa.

11. HINO A SANTO ANTÔNIO
DIRIGENTE: Nossos louvores chegaram ao fim, e que Santo Antônio continue olhando por cada um de nós, em nossas necessidades, e que possa mos imitar seus testemunhos de fé e de amor à Jesus e à sua Mãe Maria Santíssima.
Canto final: 1. Salve grande Antônio/ Santo universal/ Que amparais aflitos/ Contra todo o mal.
REFRÃO: Bem merecestes/ Ter com amor/ Em vossos braços/ O Salvador.
2. Desprezando as honras/ Pela sã pobreza/ A Jesus nos destes/ Com amor e firmeza. 3. Em santas missões/ Povos converteu/ Vossa língua santa/ Que não pereceu. 4. No berço sois glória/ Para os lusitanos/ E depois grandeza/ Dos italianos. 5. Irmão protetor/ Sois dos brasileiros/ Que milagres cantam/ Por séculos inteiros.

Fonte: Livro do Trezenário 2023
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 31/05/2023
Alterado em 01/06/2023
Comentários