× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos
Luislinda Dias de Valois Santos - Uma confreira amiga
Homenagem à amiga ministra Luislinda Dias de Valois Santos

Ela nasceu em Salvador - 1942.
Filha de lavadeira, e motorneiro de bonde, e neta de um escravizado, infância pobre.
Com a morte precoce de sua mãe, ajudou a criar os irmãos.
Formou-se em Direito na Universidade Católica de Salvador aos 39 anos de idade.

Em 1984 se tornou juíza, e nunca dispensou o uso de colares de candomblé em suas audiências.

Em 1993 foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no país.

Em 2003 criou o projeto “Balcão de Justiça e Cidadania”, para resolução de conflitos em áreas pobres de Salvador, sempre em busca dos direitos das minorias.

Em 2009, publicou, pela editora Juruá, O negro no século XXI.

Em 2011, foi promovida desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Foi premiada com a Camélia da Liberdade, em reconhecimento a personalidades que promovem ações de inclusão social de afrodescendentes.

Em 2012, tomou posse na Academia de Letras José de Alencar, em Curitiba.

Fev/2017 – tomou posse no Ministério dos Direitos Humanos.

Em 20/09/2018 a Câmara Municipal de Feira de Santana (BA.) em Sessão Solene – para comemoração do Dia da Beleza Negra, outorgou o Título de Cidadã Feirense - Decreto Legislativo de nº 54/2017. Eu estava lá.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 08/07/2023
Alterado em 30/10/2023
Comentários