× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
João Bosco do Nordeste
Professor Mestre em Educação e Administrador empreendedor
Textos

Cantos da Festa de Santo Antônio - 2024 - Feira de Santana (BA.)

COMEMORANDO 60 ANOS DA PARÓQUIA DOS CAPUCHINHOS

 

1. CELEBRAÇÕES NORMAIS

 

ENTRADA

 

Hino Dos 60 Anos Da Paróquia Santo Antônio - Feira De Santana

Letra e música: Frei Vandeí Sant’Anna Arranjos: Elielson Amorim

 

Refrão: Com Santo Antônio, este ano, [2024] nós queremos celebrar, 60 anos de Paróquia, e o “Ser Igreja” renovar.

 

1. Os devotos de Santo Antônio, desta Paróquia instituída, [1964] agradecem ao bom Deus e pedem força para a lida: ao celebrar 60 anos, sendo Igreja em Saída.

2. E também os seus Romeiros que o veneram enternecidos, vindos de perto e de longe

de coração agradecidos, por ter tão grande intercessor e ter seus rogos atendidos.

3. Da Itália aqui chegaram, [1950] os primeiros “fradezinhos”, e trabalharam com afinco, muito zelo e carinho. E num decênio concluíram [1961] o “Complexo dos Capuchinhos”.

4. Rádios, Escolas e Paróquia, e um modelo de gestão: tendo o santo franciscano

como sua inspiração. Treze frades receberam, da Igreja a “Provisão”. [1964-2022]

5. Por estes 60 anos, nós queremos bendizer, e com todo nosso povo, ao Senhor agradecer.

E que o Santo Paduano, por nós possa interceder.

 

OFERENDAS

 

OPÇÃO 1: Bendito sejas Senhor. Eis nossa oferta Senhor

 

1. Bendito sejas, Senhor, pelo trigo que a terra gerou; agora é pão neste altar, presente do teu grande amor.

Refrão: Eis nossa oferta, Senhor, da vida que a vida contém: Ao proclamar o teu louvor, num gesto de amor, Paz e Bem!

2. Bendito sejas, Senhor, pela vinha que em ramos floriu; uva brotou deste chão, e assim doce vinho surgiu.

3. Junto do vinho e do pão, nossa vida oferenda se faz, para depois repartir, na ceia feliz deste altar.

 

OPÇÃO 2: Ó Meu Senhor Jesus (Frei Fabretti)

 

1- Ó meu Senhor Jesus, Deus que me conduz, e jamais se cansa. Venho te oferecer, todo meu viver, minhas esperanças.

Refrão: Recebe ó Pai esses dons de amor que a igreja te oferta com fervor ( BIs)

2- Sim, neste vinho e pão, vem o Deus irmão, dar-se em sacramento. Eis a entrega total, gesto divinal: torna-se alimento.

 

OPÇÃO 3: Grande é o Senhor (Frei Fabreti)

 

1 - Quem se propõe cultivar o chão. Preparar o pão e assim repartir. Pode contar com a mão de Deus, que sustenta os seus e sabe cumprir.

Refrão: Grande é o Senhor, Todo universo a terra e o Sol nos deu

Nos esperava quando amanheceu Só nos pediu amor. Santo é o Senhor. Vem oferece o mesmo filho Teu, pra não dizer que nunca se esqueceu de nos doar seu amor

2 - Quem se fechar esquecendo o irmão. Lhe negando o pão e assim persistir. Vai se entender com a mão de Deus Que sustenta os seus e sabe cumprir.

3 - Quem se fizer contra essa opressão, que destrói o irmão e assim resistir. Vai revelar qual a mão de Deus, que sustenta os seus e sabe cumprir.

 

COMUNHÃO

 

OPÇÃO 1: A palavra de Deus nos convida

 

1 - A Palavra de Deus nos convida, nos reúne na ceia sagrada Comunhão do pão forte da vida, segurança de nossa jornada.

Refrão: Santo Antônio do pão da pobreza, Santo bom que a ninguém deixa só, vem gritar falta pão nesta mesa, roga a Deus pelo povo, tem dó!

2 - Santo Antônio do pão dos sofridos e da gente que a fome devora. Vem ouvir do Brasil os gemidos, vem depressa, este povo te implora!

3 - Santo Antônio intercede na glória, ao rogar pelo nosso país. Vem conosco mudar esta história, e fazer este povo feliz.

 

OPÇÃO 2: Na mesa mais perfeita (Frei Fabretti)

 

Refrão: Na mais perfeita mesa do mundo, nos vem Jesus o pão do céu.

 

1- Em procissão caminhamos em busca do Pão que dá vida e vigor. Para levar aos irmãos a Palavra que salva e que leva o amor.

2- Ao contemplar este Corpo Divino sabemos que é fonte da paz. Graças vos damos Senhor de bondade por todas as graças que dás.

3- Tudo renasce e transborda de vida em torno da Ceia do amor, Tudo proclama a vitória da paz e ternura do Deus redentor.

4- Hoje na Ceia sagrada Jesus se apresenta no Vinho e no Pão. Vem nos nutrir com seu Corpo divino, pra sermos sinal de união.

5- Dai-nos Senhor sermos firmes na fé, na esperança e no vosso amor. Para que sendo instrumento de paz de alegria louvarmos na dor.

 

OPÇÃO 3: Oração Pela Paz (São Francisco)

 

1 - Cristo, quero ser instrumento de tua paz e do teu infinito amor onde houver ódio e rancor, que eu leve a concórdia, que eu leve o amor

Refrão: Onde há ofensa que dói, que eu leve o perdão. onde houver a discórdia, que eu leve a união e tua paz.

 

2 - Onde encontrar um irmão, a chorar de tristeza sem ter voz e nem vez, quero bem no seu coração semear alegria, pra florir gratidão

3 - Mestre, que eu saiba amar, compreender, consolar e dar sem receber, quero sempre mais perdoar trabalhar na conquista, e vitória da paz

 

OPÇÃO 4: Pão partilhado

 

1 - Festa que nos reúne neste mesmo altar. Esta é a memória que Jesus deixou.

Dando seu corpo e sangue para alimentar, então o nosso povo canta o seu louvor.

Refrão: És o meu Senhor sumo bem, Pão do céu. (2x)

 

2 - Vamos com alegria e adoração. Buscar o precioso corpo de Jesus

Este é o banquete de fraterna união. Também somos chamados a ser sal e luz

3 - Cristo provou a todos o seu grande amor, que jamais no mundo alguém esquecerá.

Mas para poder permanecer aqui. Todos os dias desces sobre este altar

4 - Esta Eucaristia se prolongará. Sempre que houver partilha entre os irmãos.

Muitos irmãos que vivem sem ter pão e paz. Vamos como Francisco e Clara unir as mãos

 

2. VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA (31 / Maio) e IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA (08 / Junho)

 

ENTRADA

 

OPÇÃO 1: Paraíso aberto (Comunidade Shalom)

 

Queremos cantar contigo o grande louvor, que brota dos corações dos pequenos

e aprender contigo as mais belas lições, pois tu és para nós oh Mãe, Mestra do Amor

Vamos cantar e celebrar as maravilhas que Deus fez por nós enaltecer e exultar de alegria em Deus(2x) Salvador!

Queremos como crianças, depender de Ti, com a ternura.

Teu coração paraíso aberto, sonho de Deus para nós Maria (3) oh Mãe.

 

OPÇÃO 2: Tu és Bendita (José Acácio Santana)

 

1 - Tu és bendita sobre todas as mulheres, foste escolhida para mãe do Salvador, Tu és a glória e alegria do teu povo, és nosso orgulho, nossa mãe e nosso amor.

Refrão: Ave Maria cheia de graça, Bendito aquele que nasceu do seu amor! (bis)

2 - Tu és formosa de beleza encantadora, nenhum pecado empobreceu os planos teus.

Tu és a serva que tornou-se uma rainha, Tu és filha transformada em mãe de Deus

 

OFERENDAS:

 

É Grande o Senhor (Coral Palestina • José Tomaz Filho • Frei Fabreti)

 

1. É grande o Senhor é o nosso Deus, atento aos corações, buscou em Nazaré.

Dentre os humildes, Maria foi eleita, vinde todos celebrar tamanha fé.

Refrão: Fez em mim grandes coisas, de um jeito bem novo, que acolhe, que integra.

Fez visita ao seu povo, falou e cumpriu a minh'alma se alegra.

2. Fiel, compassivo é o nosso Deus, atento a toda dor, conosco vem morar.

Dispensa orgulho e poder nutre os famintos, vinde, pois, toda esperança celebrar.

3. Coragem que anima é o nosso Deus, atento ao novo Reino, ouviu nosso clamor.

Trouxe o perdão, reanimou os humilhados, vinde todos celebrar seu grande amor.

 

COMUNHÃO

 

Povo de Deus, foi Assim

 

1. Povo de Deus foi assim, Deus cumpriu a palavra que diz: uma virgem irá conceber, e a visita de Deus me fez.

Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender a humildade, a confiança total, e escutar o Teu filho que diz:

Refrão: Senta comigo, à minha mesa, nutre a esperança, reúne os irmãos.

Planta o meu reino, transforma a terra, mais que coragem, tens minha mão!

 

2. Povo de Deus, foi assim, nem montanha ou distância qualquer, me impediu de servir e sorrir, visitei com meu Deus fui irmã.

Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender, desapego, bondade, teu sim, e acolher o Teu filho que diz:

3. Povo de Deus foi assim, meu menino cresceu e entendeu, que a vontade do Pai conta mais, e a visita foi Deus quem nos fez.

Mãe do Senhor nossa mãe, nós queremos contigo aprender, a justiça, a vontade do pai, entender o Teu filho que diz:

4. Povo de Deus foi assim, da verdade jamais se afastou, veio a morte e ficou nosso pão, visitou-nos e espera por nós!

Mãe do Senhor, nossa mãe, nós queremos contigo aprender a verdade, a firmeza, o perdão, e seguir o Teu filho que diz:

 

3. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS ( 7 / junho )

 

ENTRADA: Coração Santo

 

Refrão: Coração Santo, Tu reinarás. Tu nosso encanto, sempre serás!

Coração Santo, Tu reinarás. Tu nosso encanto, sempre serás!

 

1- Jesus amável, Jesus piedoso, Pai amoroso, frágua de amor! Aos Teus pés venho, se Tu me deixas, sentidas queixas, humilde expor!

2 - Divino Peito, que amor inflama, em viva chama, de Eterna Luz! Porque até em sempre, reconcentrada, não adorada, Doce Jesus!

3 - Correi, cristãos, vinde adorar, vinde louvar, O Bom Jesus! Com grande ardor, Rendei-lhes preitos, com os eleitos, na Eterna Luz!

4 - Divino Sol, espanca a treva, que já longeva, o mundo envolve; Aos pecadores, aos ignorantes, que andam errantes, Teus olhos volve!

5 - Estende às almas, Teu suave fogo, e tudo logo, se inflamará! Mais tempo a terra, no mal sumida, empedernida, não ficará!

6 - Por estas chamas, de Amor benditas, nunca permitas, ao mal reinar! Ao Brasil chegue, Tua caridade, que ele em verdade, Te saiba amar!

7 - Divino Peito, onde se inflama, a doce chama, da caridade; Não a conserves, reconcentrada, mas dilatada, na Cristandade!

 

OFERENDAS: Grande é o Senhor (Frei Fabreti)

 

1 - Quem se propõe cultivar o chão. Preparar o pão e assim repartir. Pode contar com a mão de Deus, que sustenta os seus e sabe cumprir.

Refrão: Grande é o Senhor, Todo universo a terra e o Sol nos deu

Nos esperava quando amanheceu Só nos pediu amor. Santo é o Senhor. Vem oferece o mesmo filho Teu, pra não dizer que nunca se esqueceu de nos doar seu amor

 

2 - Quem se fechar esquecendo o irmão. Lhe negando o pão e assim persistir. Vai se entender com a mão de Deus Que sustenta os seus e sabe cumprir.

3 - Quem se fizer contra essa opressão, que destrói o irmão e assim resistir. Vai revelar qual a mão de Deus, que sustenta os seus e sabe cumprir.

 

COMUNHÃO: Procuro abrigo nos corações (Waldeci Farias, D. Carlos Alberto Navarro)

 

Refrão: Procuro abrigo nos corações, de porta em porta desejo entrar.

Se alguém me acolhe com gratidão, faremos juntos a refeição. (bis)

 

1 - Eu nasci pra caminhar assim, dia e noite vou até o fim. O meu rosto forte o sol queimou meu cabelo o orvalho já molhou. - Eu cumpro a ordem do meu coração.

2- Vou batendo até alguém abrir, não descanso, o amor me faz seguir. É feliz quem ouve a minha voz e abre a porta, entro bem veloz. - Eu cumpro a ordem do meu coração.

3- Junto à mesa vou sentar depois, e faremos refeição nós dois. Sentirás seu coração arder, e esta chama tenho que acender. - Eu cumpro a ordem do meu coração.

4- Aqui dentro o amor nos entretém, e lá fora o dia eterno vem. Finalmente nós seremos um e teremos tudo em comum. - Eu cumpro a ordem do meu coração.

 

4. MOMENTOS DE OUTROS RITOS

 

ENTRADA DA IMAGEM DE SANTO ANTONIO

 

1. Eu vos peço, ó Antônio Por vossa trezena querida Que nos lance a vossa benção Durante a nossa vida.

Refrão: Rogai por nós, ó Antônio, lá no céu, onde reina a alegria junto a Deus.

2. Glorioso Santo Antônio sobre os vossos devotos lançais vossa benção carinhosa, do céu as graças nos dai.

3. Por vossa benção querida, na virtude generosa, o pecado evitaremos, com benção tão milagrosa.

 

INCENSO

 

1. Subi precioso incenso, até o trono do Altíssimo. Incensai glorioso Antônio, com perfume suavíssimo. Incensai glorioso Antônio, com perfume suavíssimo.

2. Esta linda esperança, em volta de alma pia. Seja aceita lá no céu, por Antônio e Maria. Seja aceita lá no céu, por Antônio e Maria.

3. Até as flores se alegram, do Altíssimo deste nome. Subiu precioso incenso, para incensar o Santo Antônio. Subiu precioso incenso para incensar o Santo Antônio.

 

LADAINHA DE SANTO ANTONIO

 

Refrão: Santo Antônio, rogai por nós! Intercedei a Deus por nós! (bis)

 

1. Pregador do Evangelho – Intercedei!

Pelo povo abandonado - Intercedei!

Para sermos mensageiros - Intercedei!

Da justiça e da esperança - Intercedei!

2. Mestre sábio da verdade - Intercedei!

Pela Igreja peregrina - Intercedei!

Pelos jovens namorados - Intercedei!

Pelos lares em perigo - Intercedei!

3. Vós irmãos dos pequeninos - Intercedei!

Pelos pobres e doentes - Intercedei!

Pelos tristes e abatidos - Intercedei!

Pelos povos oprimidos - Intercedei!

4. Para o mundo ser mais justo - Intercedei!

Pela paz da humanidade - Intercedei!

Para sermos mais fraternos - Intercedei!

Para acharmos o perdido – Intercedei!

 

RESPONSO

 

Se milagres desejais, recorrei a Santo António; vereis fugir o demônio e as tentações infernais.

Refrão: Recupera-se o perdido, Rompe-se a dura prisão, e no auge do furacão, cede o mar embravecido.

Pela sua intercessão, foge a peste, o erro, a morte. O fraca torna-se forte, e torna-se o enfermo são. Recupera-se o perdido…

Todos os males humanos Se moderam, se retiram. Digam-nos aqueles que o viram. Digam-no os paduanos. Recupera-se o perdido…

Glória seja sempre dada, a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, por toda eternidade. Recupera-se o perdido…

 

HINO – Salve grande Antônio

 

1. Salve grande Antônio Santo universal Que amparais aflitos Contra todo o mal.

Refrão: Bem merecestes, ter com amor, em vossos braços, o Salvador.

2. Desprezando as honras Pela sã pobreza A Jesus nos destes Com amor e firmeza.

3. Em santas missões Povos converteu Vossa língua santa Que não pereceu.

4. No berço sois glória Para os lusitanos E depois grandeza Dos italianos.

5. Irmão protetor Sois dos brasileiros Que milagres cantam Por séculos inteiros.

 

5. OUTRAS SUGESTÕES

 

ACLAMAÇÃO – Opção 1

 

ALELUUUUIA, ALELUUUUIA! ALELUUUUIA, ALELUIA (BIS)

Eu vos trago a boa nova, de uma grande alegria, é que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo o Senhor.

 

ACLAMAÇÃO – Opção 2

 

ALELUIA, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!

Vossa Palavra é a Verdade! Santificai-nos na Verdade!

 

ACLAMAÇÃO – Opção 3

 

ALELUIA, ALELUIA! ALELUUUUIÁ!

Que a paz de Cristo reine em vossos corações. E ricamente habite em voz sua Palavra.

 

ATO PENITENCIAL – Opção 1

 

1) Senhor que viestes salvar, os corações arrependidos. Piedade de nós. Piedade de nós!

Kyrieeeee Eleison. Kyrieeeee Eleison. Kyrieeeee Eleison! Kyrie Eleison.

2) Ó Cristo que vieste chamar, os pecadores humilhados. Piedade de nós. Piedade de nós!

Cristeeeee Eleison. Cristeeeee Eleison. Cristeeeee Eleison. Criste Eleison.

3) Senhor que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa. Piedade de nós. Piedade de nós!

Kyrieeeee Eleison. Kyrieeeee Eleison. Kyrieeeee Eleison! Kyrie Eleison.

 

ATO PENITENCIAL – Opção 2

 

1 - Senhor que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. (Senhor, tende piedade de nós)

2 - Cristo que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós. (Cristo tende piedade de nós)

3 - Senhor que intercedeis, por nós junto do Pai, tende piedade de nós. (Senhor tende piedade de nós)

4 - Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados, e nos conduza à vida eterna. - Aaamém! Aaamém!

 

ATO PENITENCIAL – Opção 3

 

1) Senhor que viestes, para perdoar, não para condenar. Tende piedade de nós

Senhor tende piedade de nós. Tende piedade de nós. Piedade de nós.

2) Cristo que vos alegrais pelo pecador, que se arrepende. Tende piedade de nós

Cristo tende piedade de nós, tende piedade de nós. Piedade de nós.

3) Senhor que muito perdoais, a quem muito ama, sois misericórdia. Tende piedade de nós

Senhor tende piedade de nós, tende piedade de nós, piedade de nós

 

GLÓRIA – Opção 1 (xote)

 

1) Glória a Deus lá nas alturas, paz na terra aos seus amados. A vos louvam Rei celeste, os que foram libertados.

2) Deus e Pai nós Vos louvamos, adoramos, bendizemos. Damos glória ao Vosso nome, vossos dons agradecemos.

3) Senhor nosso Jesus Cristo Unigênito do Pai. Voz de Deus Cordeiro Santo nossas culpas perdoai.

4) Vós que estais junto do Pai como nosso intercessor. Acolhei nossos pedidos atendei nosso clamor.

5) Vós somente sois o Santo o Altíssimo Senhor. Com o Espírito Divino de Deus Pai no esplendor

Amém! Amém! Amém, amém, amém! - Amém! Amém! Amém, amém, amém!

 

GLÓRIA – Opção 2 (xote)

 

Glóória! Glória a Deus nos Céus e paz na Terra! (bis)

Deus e Pai nós Vos louvamos, adoramos, bendizemos.

Damos glória ao Vosso nome, vossos dons agradecemos.

Glóória! Glória a Deus nos Céus e paz na Terra! (bis)

 

GLÓRIA! – Opção 3 (xote)

 

Glória gloria gloria. Gloria a Deus nas alturas. E paz na terra aos homens por Ele amados. (bis)

 

Deus e Pai nós Vos louvamos. Adoramos, bendizemos.

Damos glória ao Vosso nome. Vossos dons agradecemos.

Senhor, nosso Jesus Cristo. Unigênito do Pai.

Vós de Deus, Cordeiro Santo, nossas culpas, perdoai. (Glória)

 

Vós que estais junto do Pai. Como nosso intercessor.

Acolhei nossos pedidos. Atendei nosso clamor.

Vós somente sois o Santo. O Altíssimo Senhor.

Com o Espírito Divino, de Deus Pai no esplendor.

 

OFERTÓRIO

 

Oh meu senhor Jesus

 

Oh meu senhor Jesus, Deus que me conduz, e jamais se cansa.

Venho te oferecer, todo meu viver, minhas esperanças.

Recebe ó Pai esses dons de amor, que a Igreja te oferta com fervor. (bis)

 

Sim neste vinho e pão, vem o Deus irmão, dar-se em Sacramento.

Eis a entrega total, gesto divinal, torna-se alimento.

 

SANTO – Opção 1

 

Santo, Santo, Santo! Senhor Deus do universo. O Céu e a Terra proclamam a vossa glória.

Hosana nas alturas.

Bendito o que vem, em nome do Senhor! Hosana nas alturas. Hosana nas alturas!

 

SANTO – Opção 2

 

Santo! Santo! Santo é o Senhor!

Santo! Santo! Senhor Deus do universo. Céu e Terra proclamam a vossa glória.

Bendito o que vem, em nome do Senhor!

 

Santo! Santo! Santo é o Senhor!

Santo! Santo! Senhor Deus do universo. Hoosana nas alturas. Hoosana nas alturas.

Santo! Santo! Santo é o Senhor! Santo! Santo! Senhor Deus do universo.

 

SANTO – Opção 3

 

Santo, Santo! Santo sois Senhor. Santo, Santo! Santo sois Senhor, nosso Deus.

Senhor Deus do Universo, o Céu e a Terra, proclamam vossa glória, hosana nas alturas.

 

Santo, Santo! Santo sois Senhor. Santo, Santo! Santo sois Senhor, nosso Deus.

Bendito o que vem, em nome do Senhor, hosana nas alturas! Hosana nas alturas!

 

Santo, Santo! Santo sois Senhor. Santo, Santo! Santo sois Senhor, nosso Deus.

 

 

Diversos - Cantos religiosos
Enviado por João Bosco do Nordeste em 15/04/2024
Comentários