Pensamentos nº 94 – A idade
1) O que os homens idosos mais precisam ter é: esposas idosas, velhos amigos para conversar, abraços da família, uma rede velha para se deitar, um bom livro antigo para ler, uma boa música clássica para ouvir, um álbum de retratos para recordar, um velho vinho para beber, a vontade de ser útil e a certeza de que só existe um Supremo, para agradecer;
2) Uma boa diferença entre um idoso e um jovem, é que a vida ensina com a idade a fazer as coisas com maior prudência.
3) Infelizmente, os tempos modernos querem calar os mais experientes, mas quem sabe após os sessenta esses sabidões das galáxias consigam aprender.
4) O rato que se movimenta exageradamente, com a idade podemos perceber que deve ser coceira no rabo.
5) Quem fala demais deve ser porque perdeu o tempo certo de se calar.
6) O idoso só está velho mesmo quando faz visitas frequentes aos médicos. Jovens que vão ver os médicos, normalmente são os filhos.
7) Velho é quem considera que a sua missão já está cumprida, passando a ter resto de vida curta.
8) O poder e a riqueza cegam os olhos dos jovens, que passam a fazer coisas que até o diabo duvida.
9) Pelas forças das suas raízes mais profundas, os troncos mais velhos conseguem segurar melhor as árvores que plantaram.
10) Nos primeiros cinquenta anos poderemos até escrever parte do livro pelo que foi dito, mas somente nas revisões dos anos seguintes é que iremos entender o que foi escrito.
11) A solidão insiste em ser companheira de quem desconhece o segredo da boa velhice
12) Quanto mais tiver consciência dos riscos de envelhecer durante a subida da montanha, melhor será a visão da paisagem a apreciar ao chegar ao cume.
13) Não estranhem quando os idosos desconfiarem de certas atitudes dos mais jovens, é exatamente porque eles já passaram por idiossincrasias daquela idade.
14) Quando sinto que o tempo estou passando e ficando mais velho, tomo p cuidado de respeitar melhor as horas.
15) Normalmente os jovens são os que vencem as batalhas, mas é na velhice que os heróis saberão se venceram as guerras.
João Bosco do Nordeste
Enviado por João Bosco do Nordeste em 03/08/2024